A máquina de diálise é nossa aliada.

 


Meus amigos, faz tempo que eu não escrevo no blog. Muitas coisas aconteceram, entre elas a minha mudança da diálise peritoneal para a hemodiálise.  Iniciei a diálise peritoneal em 01 de junho de 2015. Eu tive uma peritonite séria e recorrente, que causou a falência do meu peritônio, determinando a minha transferência para a hemodiálise em setembro de 2021. Ainda estávamos em pandemia pelo Covid-19.

  É, realmente não houve jeito! Cá estou fazendo hemodiálise, três vezes na semana, quatro horas por sessão. Posso dizer que não é fácil, mas para sobrevivermos, nós nos superamos.

   Para fazer a hemodiálise é necessário fazer uma fístula. O que é uma fístula para hemodiálise? FAV (Fístula Arteriovenosa) - junção de uma artéria e uma veia, para ficar mais calibrosa para um maior fluxo e fortalecimento do vaso sanguíneo. É feita por um cirurgião vascular. Há uma espera de uns 40 dias para poder usar a fístula. (pode alterar o tempo de cada paciente).

   Quando não  há jeito, a gente tem é que aceitar. É ruim, mas é bom!

   Fico um caco no dia da hemodiálise, mas no dia seguinte já está tudo bem. Este é meu exemplo. Lembrando que cada pessoa reage de uma maneira.

   Vamos fazer tudo certinho para sobrevivermos. A máquina de diálise é nossa aliada.

Comentários