Alarmes da Cicladora HomeChoice Baxter

Informações úteis para o bom uso da HomeChoice

A Diálise Peritoneal Automatizada - DPA - é a terapia na qual o paciente renal crônico utiliza a Cicladora HomeChoice. Essa terapia é feita durante a noite, na casa do paciente ou caso esteja em viagem, em seu local de estadia, seja um hotel ou casa de amigos ou parentes.
O importante, sempre, é que o local seja limpo e adequado para a terapia, conforme procedimentos ensinados pelos profissionais de saúde.
O que exemplifico aqui são alguns alarmes que poderão ocorrer durante a terapia. 
Não se alarme! Alarmes acontecem e podem ser resolvidos com facilidade. O importante é ter calma e ser paciente nos momentos em que os alarmes possam ocorrer.


Esta comunicação tem o objetivo de reforçar, de maneira resumida, informações importantes que garantem o bom uso do equipamento e facilitam o manuseio do paciente em caso de falhas.

ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE ALARMES QUE ACONTECERAM 
DURANTE A MINHA DIÁLISE

ERRO SISTEMA 4


ERRO SISTEMA 2165


AVISO: UF NEGATIVA


SYSTEM ERROR 2124


A máquina alarma ERRO DE SISTEMA 2042 OU 2046

A máquina pode alarmar Erro de Sistema 2042 ou 2046 quando a tecla GO é pressionada sem a presença do cassete na porta, mal posicionamento do cassete na porta ou variação de energia elétrica. Verifique a presença e a instalação adequada do cassete na porta antes de pressionar a tecla GO. A HomeChoice tolera perfeitamente uma variação de tensão de alimentação de 105V a 130V. 
Em caso de dúvidas nas instalações elétricas, um eletricista especialista poderá ser consultado.

A máquina alarma VER LINHAS

A máquina alarma "VER LINHAS" quando uma linha da bolsa está obstruída, dobrada, pinçada ou as bolsas de solução estão desconectadas ou vazias. Verifique se todas as linhas estão conectadas e há presença de solução nas bolsas, verifique as linhas do descartável procurando por clamps fechado, linhas dobradas, torcidas ou a presença de fibrina nas linhas. Caso não seja encontrada nenhuma linha obstruída, substitua o descartável. 
Consulte também o Manual do Paciente, página 12.7.

A máquina alarma BATERIA FRACA

A bateria pode ter sido descarregada devido a uma queda de energia ou falta de uso. Conecte a cicladora na tomada e mantenha-a ligada por 12 horas. Se a mensagem for mostrada novamente na próxima terapia, contate a Assistência Técnica da Baxter  - 0800125522. O alarme "Bateria Fraca" não impede o uso do equipamento, e a bateria pode ser carregada automaticamente durante a terapia. 
Consulte também o Manual do Paciente, página 12.14.

A máquina alarma BAIXO VOLUME DRENADO

A máquina alarma "BAIXO VOLUME DRENADO" quando há obstrução do cateter, posicionamento incorreto do cateter ou a posição do sistema é alta demais em relação à do paciente. Mude de posição para tentar drenar mais fluído. Verifique se a linha do paciente está torcida ou obstruída.
Consulte também o Manual do Paciente, página 12.16.

A máquina alarma REINSTALE CASSETE

O cassete pode ter sido carregado incorretamente ou há um problema com o sistema. Troque o descartável e recarregue o sistema.
Consulte também o Manual do Paciente página 12.26 para possíveis causas.

A máquina alarma REINSTALE CASSETE 163

O oclusor não consegue interromper o fluxo devido à solução fria, conjunto de tubos sobreposto ou trocado o ponto de saída da porta. Coloque a bolsa do aquecedor e o cassete no aquecedor da máquina antes do início da terapia. Este procedimento muitas vezes previne o alarme.
Consulte também o Manual do Paciente página 12.26.


Onde consulto o alarme? 
A máquina alarmou e não anotei.

A máquina guarda um registro dos alarmes apresentados. Este registro pode ser acessado da seguinte maneira. Ligue a máquina, após apresentar a mensagem aperte GO para iniciar, aperte a seta para baixo até aparecer no display a mensagem registro de alarmes, pressione "ENTER". Serão apresentados no display a data e hora do evento. Aperte seta para baixo novamente e o alarme será apresentado. Todos os eventos de alarmes podem ser consultados apertando seta para baixo.

Armazenagem de descartável cassete

O empilhamento máximo é de 5 caixas. A área inferior da caixa deve estar bem apoiada compreendendo toda superfície plana do inferior da caixa. O armazenamento inadequado de caixas pode danificar o descartável cassete, causando alarmes como "VER LINHAS" ou "REINSTALE CASSETE".

Como solicito a troca de uma HomeChoice

Antes de solicitar a troca de uma máquina recomendamos que ela seja testada. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico ou enfermagem que acompanha o tratamento. 
As trocas de equipamentos são feitas através do SAIBA pelo telefone 0800 125 522.

Quais informações são necessárias para 
solicitar uma troca

Para um rápido atendimento pelo SAIBA é preciso estar em posse de algumas informações. São elas: Número de série do equipamento, erro apresentado, nome completo do paciente, telefone de contato e instituição onde faz o tratamento. A Baxter recomenda sempre o teste no equipamento antes de uma solicitação de troca. 
Muitos problemas podem ser solucionados ao consultar a guia Correção de Alarmes no Manual do Paciente, página 12.1.

Qual o consumo de uma HomeChoice?

O consumo médio de uma HomeChoice é de 100 Watts, equivalente a uma lâmpada. 
Consulte também o Manual do Paciente, na guia Dados Técnicos página 12.1.

O que fazer caso a rede elétrica da região 
seja de 220 volts?

Caso vá utilizar sua HomeChoice a partir de uma rede elétrica de 220V, é necessário utilizar um transformador redutor 220V/110V, 1.000 Watts. A rede de 220V também deve contar com um fio terra.

A máquina não liga

Verifique a presença do cabo da máquina ligado à tomada. Verifique o plug da tomada e se certifique que está bem conectado (a máquina e a tomada) e que não há mau contato.
Certifique-se também que a tomada esteja energizada. A HomeChoice tolera perfeitamente uma variação de tensão de alimentação de 105V a 130V. 
Em caso de dúvidas nas instalações elétricas, um eletricista especialista pode ser consultado. Nunca troque os fusíveis do equipamento.
A manutenção só pode ser executada e garantida pelo Serviço Técnico Baxter.


Para situações de alarmes consulte sempre o Manual do Paciente. A guia Correção de Alarmes na página 12.1 contém informações e procedimentos especiais relacionados às situações de alarme.

ATENÇÃO!

Se houver um problema que não consiga resolver, ligar para 0800 125 522 - BAXTER

Caso o problema persista e não houver outra alternativa, aperte a tecla vermelha "STOP", aperte a tecla azul para baixo até "DRENAGEM MANUAL" e, em seguida, apertar "ENTER". Depois que drenar tudo, desligar a máquina e telefonar para a enfermeira no outro dia cedo.

Fonte: Baxter

Comentários

  1. Sua experiência nos auxilia em mtas dúvidas que temos e não sabemos como resolver.Obrigada pelo tempo dispendido e por compartilhá-la.

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    1. Fico feliz em ajudar nas dúvidas que surgem para todos nós, pacientes renais, que fazemos diálise peritoneal. O que aprendemos no dia a dia é legal compartilhar.

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    2. Você nos salvou no sábado, a máquina deu um alarme estranho e só aqui descobri como resolver. A baxter não atendeu por causa da pandemia e na clínica que nós acompanha disseram que não sabiam como ajudar.

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    3. Eu que agradeço por ajudar. É gratificante!
      É uma pena a Baxter não atender mais por 24h. Eu usei bastante o serviço deles quando iniciei a diálise.
      Obrigada, Família do Sr. José, pelo carinho e eu espero que vocês façam uma boa diálise sem intercorrências.
      Um abraço!

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  2. No primeiro dia, quais alarmes podem tocar? Hoje é o primeiro dia, e toda hora aparece Baixo Vol. Drenado. O alarme toca, mas logo depois para. O que
    fazemos?

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    1. Boa tarde, Ana Laura!
      O alarme quando toca é sinal de que algo está errado. Você pode olhar no Manual do Paciente que existem vários alarmes.
      Normalmente, o alarme baixo volume drenado toca quando há obstrução do cateter. Experimente mudar de posição, sentar na cama ou outro movimento que você faça que mexa com o cateter. Confira a linha do paciente, às vezes, o paciente deita por cima dela e o fluído não passa.
      Boa sorte!

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  3. Tenho observado que tem 3 dias que a violadora só apresenta na UF total negatvo-
    Gostaria de saber porquê?
    Obrigada

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    1. Olá, Regina!
      Seu intestino tem funcionado regularmente? Quando a cicladora alarma, você costuma mudar de posição? Esses podem ser dois dos motivos. Boa sorte.

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  4. Boa noite coloquei todo material achei que havia algo errado fui trocar todo material so que a porta do cassete nao abre o que fazer?

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    1. Edmeia, boa noite!
      Você desligou a cicladora? Desligue e ligue-a novamente.
      Um abraço.

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    2. como fazer pra abrir o cassete também fiz o mesmo que a moça de cima

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    3. Olá! A cicladora, por segurança, trava a porta do cassete. Para abri-la, faça o seguinte:
      1. Desligue a cicladora na parte traseira. Espere um pouco e ligue-a novamente.
      2. Faça todo o procedimento como se estivesse iniciando.
      3. No momento em que a cicladora pedir para colocar o cassete, você faz o contrário. Retira o cassete.
      4. Desliga a cicladora na parte traseira.
      5. Se você for fazer a diálise, é só recomeçar.

      Espero que tenha ajudado!

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  5. Boa noite
    O alarme tocou,com baixo volume drenado,mas logo em seguida voltou ao normal,mas eu esqueci de apertar a tecla pra continuar.tem algum problema?

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    1. Olá, não se preocupe, é assim mesmo! Muitas vezes o cateter está mal posicionado e apenas mudando de posição ou mesmo sentando na cama, a drenagem retorna normalmente sem necessidade de apertar a tecla verde (go).
      Tenha uma boa diálise.

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  6. Olá Helia! Meu pai começou a diálise com a cicladora recentemente e seu blog tem sido muito útil para a gente! Obrigada :) Uma dúvida: já apareceu na sua cicladora o erro 2022? Aconteceu aqui uma vez logo que foi ligada, antes de iniciar a diálise. Ligamos e desligamos várias vezes até que parou de dar o erro. Mas continuei sem saber o que significa, pois não encontrei no manual nem na internet.

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    1. Boa tarde, Ana!
      Fico feliz pelo blog ajudar vocês.
      Quanto aos erros, nem sempre tem no manual. O jeito é falar com a enfermeira responsável pelo tratamento do seu pai ou ligar na Baxter 0800 125 522
      O procedimento para alarmes são intuitivos.rsrs
      Um ótimo tratamento para o seu pai.

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  7. Buen día , la máquina muestra un error #2391 y no he podido sacar el cassette para seguir un nuevo procedimiento y apoco la he podido quitar me puede ayudar ? Gracias

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    1. Buenas tardes!
      Error 2391 no en el manual, necesita hablar con su enfermera o Baxter.
      Para abrir el cassette, apague la máquina.
      Vuelva a encenderlo y comience el procedimiento nuevamente.
      Buena suerte!

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  8. Olá Helia tudo bem? Já passou por essa situação que vou detalhar? Minha mãe iniciou a dialise há 15 dias e ainda não conseguiram ajustar.
    A UF TOTAL está sempre negativa. Apenas 3 dias é que foram positivos. O que se pode fazer? Já cansei de alertar a clínica. Grata

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    1. Olá, tudo bem?
      Faz pouco tempo que sua mãe dialisa. Às vezes, é necessário um pouco mais de tempo para o nosso organismo acostumar.
      Você tentou mudar de posição, sentar ou mesmo ficar em pé enquanto está sendo feita a drenagem? Tente fazer isso em alguns ciclos, pode ser que em algum ciclo a UF deu baixa e os outros ciclos não conseguiram equilibrar a UF.
      Eu já tive bastante UF negativa, mas eu ainda urinava bastante o que não me deixava inchar.
      Sempre, o melhor, é conversar com o médico e a enfermeira que a acompanham no tratamento.
      Um abraço.

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  9. Boa noite , já apareceu este erro para vcs: verificar linha de aquecimento. Não tem no manual e estou perdido, meu pai faz uso e não consigo entrar em contato com as enfermeiras e na Baxter o funcionamento é até às 18h. Deste já agradeço.

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    1. Bom dia, William!
      Para mim nunca apareceu essa mensagem.
      Eu acredito que seja algum problema que deu no Cassete. Porque é lá que tem a linha de cor vermelha (a primeira da direita pra esquerda). É essa linha vermelha que é conectada à bolsa do aquecedor (bandeja da cicladora).
      No manual do paciente . Vá em Índice - verificar linha do aquecedor página 12.7
      Infelizmente a Baxter não atende mais durante à noite. Isso tem trazido muitas dificuldades para os pacientes. Espero ter ajudado.

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    2. Ola já apareceu aqui e perguntei a enfermeira e ela disse que deve olhar as linhas se não está obstruídas e virar as bolsas,pode ser que elas não estejam na posição correta.

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  10. Bom lembrar que o 0800 da baxter não funciona em finais de semana. Tenho tido problemas com erro, aparece os códigos 2088 e 2090

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    1. O telefone 0800 da Baxter durante a noite que era 24h está desativado.

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  11. Olá boa noite, em caso de queda de um dos conectores, ao invés de substituir o cassete, pode ser higienizado com álcool 70? Obrigado a quem puder responder

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    1. De jeito nenhum!! Você pode não querer arrumar tudo novamente para a sua diálise. Mas pense bem, é melhor fazer tudo de novo do que pegar uma peritonite.
      Foi o que eu aprendi com a enfermagem especializada em meus treinamentos.
      Lembre também que todas as suas dúvidas devem ser sanadas pela enfermagem da sua clínica.
      Um abraço
      Helia

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  12. Ola' Hélia meu pai faz diálise e hj na última sessão drenagem 6 de 6 não terminou a terapia e msm assim e desconectei sem ter terminado' como faço para retirar o cassete?

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    1. Olá!
      Para retirar o cassete desligue a cicladora. Ligue-a novamente, espere todo o processo como se você fosse começar a diálise. Quando a cicladora pedir para colocar o cassete, você levanta a alavanca e retira o cassete.
      Desligue a cicladora na parte traseira.
      Boa sorte!

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  13. Olá, meu nom eé Hudson Celeste e todas as x que ligo a máquina ela dá erro 152, pedindo pra reinstalar o cassete. Acabo desperdiçando dois ou tres equipos cassete por que acabo trocando pra ver se funciona... Hoje o processo deu sequência e depois de conectado as bolsas na parte PREENCHENDO LINHAS deu erro 199, pedindo pra reinstalar o equipo cassete. Fiz o procedimento, mas, começou a dar o erro 152 com as linhas cheias.... Esta seria a quinta vez que faço a operação em casa. Desta vez abortei o processo, pois, acabo perdendo muito tempo fazendo a máquina aceitar o cassete.

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  14. Olá, Hudson!
    Eu acredito que isso seja problema da máquina.
    Você entrou em contato com a sua enfermeira responsável pela peritoneal?
    E na Baxter, você ligou?
    Nós pacientes renais em diálise peritoneal não temos mais o serviço 24h que a Baxter nos oferecia. Mas você pode ligar durante o dia.
    Segue o número da Baxter: 0800 125 522
    Esses profissionais poderão te ajudar.
    Um abraço.
    Helia



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  15. Bom dia Helia, minha máquina da BAIXO VALOR DRENADO eu aperto STOP E Depois GO ai a máquina volta a drenar mas ela dá essa mensagem inúmeras vezes já aconteceu de eu não conseguir terminar a terapia e desligar. O que faço qdo acontecer isso?

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    1. Bom dia!
      Vá até drenagem manual. Ela ajuda a drenar mais um pouco.
      Abraços.

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  16. Boa noite existe algum aparelho que possa ser usado na máquina de diálise peritoneal quando houver falta de energia, pq aqui onde moro quando chove sempre falta

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    1. Delma, bom dia, tudo bem com você?
      Onde há falta de energia constante o aparelho mais indicado é o nobreak. Hoje em dia existem no mercado nobreaks que suportam até 12h o que é até um exagero para uma cicladora.

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  17. Ola ,entao faço a 4 anos e minha cicladora pela primeira vez disse baixo fluxo paciente o que significava ?

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    1. Olá! Você deverá primeiramente ver se a linha do paciente não está obstruindo a passagem do dianel. Às vezes ela pode ter uma pequena dobra que impede o fluxo.
      Depois dê uma olhada nas bolsas e verifique se estão em ordem.
      Abraços

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  18. Parabéns pelo carinho com as pessoas que te procuram. Muito útil este seu trabalho!

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  19. O alarme ver linha paciente

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    1. Olá! A linha do paciente deve estar obstruída. Dê uma olhada nela e na linha do cassete. Deverá resolver. Abraços.

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  20. Bom dia..Tô conectada e a máquina já sai de AQUECRNDO SOLUCAO..me conecte as21:00 E até agora so foi 1x5j já não sei + o que fazer?

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    1. Você precisa consultar a sua enfermeira da diálise peritoneal e conversar com ela sobre o que está acontecendo. Você faz o tratamento de diálise em qual clínica/cidade?

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  21. Boa tarde estou com erro sistema 2240 deu alarme na permanência 4de5 o que devo fazer

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    1. Boa noite! Você recebeu o manual da máquina? Caso não encontre esse erro de sistema 2240, você deve procurar a sua enfermeira ou ligar diretamente na Baxter.

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  22. Olá, alguma vez para você apareceu o erro de sistema 2418 e 2419? Apareceram esses erros na drenagem inicial...

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  23. Alarme de sistema 1032, o que significa?

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    1. Os erros de alarmes nem sempre estão no manual do usuário. Neste caso somente perguntando para a enfermeira responsável pela diálise peritoneal ou ligando na Baxter 0800 125 522
      Você também poderá ler sobre no blog https://vivendoadialiseperitoneal.blogspot.com/2018/10/alarmes-da-cicladora.html
      Abraços

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