Informações úteis para o bom uso da HomeChoice
A Diálise Peritoneal Automatizada - DPA - é a terapia na qual o paciente renal crônico utiliza a Cicladora HomeChoice. Essa terapia é feita durante a noite, na casa do paciente ou caso esteja em viagem, em seu local de estadia, seja um hotel ou casa de amigos ou parentes.
O importante, sempre, é que o local seja limpo e adequado para a terapia, conforme procedimentos ensinados pelos profissionais de saúde.
O que exemplifico aqui são alguns alarmes que poderão ocorrer durante a terapia.
Não se alarme! Alarmes acontecem e podem ser resolvidos com facilidade. O importante é ter calma e ser paciente nos momentos em que os alarmes possam ocorrer.
Esta comunicação tem o objetivo de reforçar, de maneira resumida, informações importantes que garantem o bom uso do equipamento e facilitam o manuseio do paciente em caso de falhas.
ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE ALARMES QUE ACONTECERAM
DURANTE A MINHA DIÁLISE
ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE ALARMES QUE ACONTECERAM
DURANTE A MINHA DIÁLISE
ERRO SISTEMA 4
A máquina alarma ERRO DE SISTEMA 2042 OU 2046
A máquina pode alarmar Erro de Sistema 2042 ou 2046 quando a tecla GO é pressionada sem a presença do cassete na porta, mal posicionamento do cassete na porta ou variação de energia elétrica. Verifique a presença e a instalação adequada do cassete na porta antes de pressionar a tecla GO. A HomeChoice tolera perfeitamente uma variação de tensão de alimentação de 105V a 130V.
Em caso de dúvidas nas instalações elétricas, um eletricista especialista poderá ser consultado.
A máquina alarma VER LINHAS
A máquina alarma "VER LINHAS" quando uma linha da bolsa está obstruída, dobrada, pinçada ou as bolsas de solução estão desconectadas ou vazias. Verifique se todas as linhas estão conectadas e há presença de solução nas bolsas, verifique as linhas do descartável procurando por clamps fechado, linhas dobradas, torcidas ou a presença de fibrina nas linhas. Caso não seja encontrada nenhuma linha obstruída, substitua o descartável.
Consulte também o Manual do Paciente, página 12.7.
A máquina alarma BATERIA FRACA
A bateria pode ter sido descarregada devido a uma queda de energia ou falta de uso. Conecte a cicladora na tomada e mantenha-a ligada por 12 horas. Se a mensagem for mostrada novamente na próxima terapia, contate a Assistência Técnica da Baxter - 0800125522. O alarme "Bateria Fraca" não impede o uso do equipamento, e a bateria pode ser carregada automaticamente durante a terapia.
Consulte também o Manual do Paciente, página 12.14.
A máquina alarma BAIXO VOLUME DRENADO
A máquina alarma "BAIXO VOLUME DRENADO" quando há obstrução do cateter, posicionamento incorreto do cateter ou a posição do sistema é alta demais em relação à do paciente. Mude de posição para tentar drenar mais fluído. Verifique se a linha do paciente está torcida ou obstruída.
Consulte também o Manual do Paciente, página 12.16.
A máquina alarma REINSTALE CASSETE
O cassete pode ter sido carregado incorretamente ou há um problema com o sistema. Troque o descartável e recarregue o sistema.
Consulte também o Manual do Paciente página 12.26 para possíveis causas.
A máquina alarma REINSTALE CASSETE 163
O oclusor não consegue interromper o fluxo devido à solução fria, conjunto de tubos sobreposto ou trocado o ponto de saída da porta. Coloque a bolsa do aquecedor e o cassete no aquecedor da máquina antes do início da terapia. Este procedimento muitas vezes previne o alarme.
Consulte também o Manual do Paciente página 12.26.
Onde consulto o alarme?
A máquina alarmou e não anotei.
A máquina guarda um registro dos alarmes apresentados. Este registro pode ser acessado da seguinte maneira. Ligue a máquina, após apresentar a mensagem aperte GO para iniciar, aperte a seta para baixo até aparecer no display a mensagem registro de alarmes, pressione "ENTER". Serão apresentados no display a data e hora do evento. Aperte seta para baixo novamente e o alarme será apresentado. Todos os eventos de alarmes podem ser consultados apertando seta para baixo.
Armazenagem de descartável cassete
O empilhamento máximo é de 5 caixas. A área inferior da caixa deve estar bem apoiada compreendendo toda superfície plana do inferior da caixa. O armazenamento inadequado de caixas pode danificar o descartável cassete, causando alarmes como "VER LINHAS" ou "REINSTALE CASSETE".
Como solicito a troca de uma HomeChoice
Antes de solicitar a troca de uma máquina recomendamos que ela seja testada. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico ou enfermagem que acompanha o tratamento.
As trocas de equipamentos são feitas através do SAIBA pelo telefone 0800 125 522.
Quais informações são necessárias para
solicitar uma troca
Para um rápido atendimento pelo SAIBA é preciso estar em posse de algumas informações. São elas: Número de série do equipamento, erro apresentado, nome completo do paciente, telefone de contato e instituição onde faz o tratamento. A Baxter recomenda sempre o teste no equipamento antes de uma solicitação de troca.
Muitos problemas podem ser solucionados ao consultar a guia Correção de Alarmes no Manual do Paciente, página 12.1.
Qual o consumo de uma HomeChoice?
O consumo médio de uma HomeChoice é de 100 Watts, equivalente a uma lâmpada.
Consulte também o Manual do Paciente, na guia Dados Técnicos página 12.1.
O que fazer caso a rede elétrica da região
seja de 220 volts?
Caso vá utilizar sua HomeChoice a partir de uma rede elétrica de 220V, é necessário utilizar um transformador redutor 220V/110V, 1.000 Watts. A rede de 220V também deve contar com um fio terra.
A máquina não liga
Verifique a presença do cabo da máquina ligado à tomada. Verifique o plug da tomada e se certifique que está bem conectado (a máquina e a tomada) e que não há mau contato.
Certifique-se também que a tomada esteja energizada. A HomeChoice tolera perfeitamente uma variação de tensão de alimentação de 105V a 130V.
Em caso de dúvidas nas instalações elétricas, um eletricista especialista pode ser consultado. Nunca troque os fusíveis do equipamento.
A manutenção só pode ser executada e garantida pelo Serviço Técnico Baxter.
Para situações de alarmes consulte sempre o Manual do Paciente. A guia Correção de Alarmes na página 12.1 contém informações e procedimentos especiais relacionados às situações de alarme.
ATENÇÃO!
Se houver um problema que não consiga resolver, ligar para 0800 125 522 - BAXTER
Caso o problema persista e não houver outra alternativa, aperte a tecla vermelha "STOP", aperte a tecla azul para baixo até "DRENAGEM MANUAL" e, em seguida, apertar "ENTER". Depois que drenar tudo, desligar a máquina e telefonar para a enfermeira no outro dia cedo.
Fonte: Baxter
Sua experiência nos auxilia em mtas dúvidas que temos e não sabemos como resolver.Obrigada pelo tempo dispendido e por compartilhá-la.
ResponderExcluirFico feliz em ajudar nas dúvidas que surgem para todos nós, pacientes renais, que fazemos diálise peritoneal. O que aprendemos no dia a dia é legal compartilhar.
ExcluirVocê nos salvou no sábado, a máquina deu um alarme estranho e só aqui descobri como resolver. A baxter não atendeu por causa da pandemia e na clínica que nós acompanha disseram que não sabiam como ajudar.
ExcluirEu que agradeço por ajudar. É gratificante!
ExcluirÉ uma pena a Baxter não atender mais por 24h. Eu usei bastante o serviço deles quando iniciei a diálise.
Obrigada, Família do Sr. José, pelo carinho e eu espero que vocês façam uma boa diálise sem intercorrências.
Um abraço!
No primeiro dia, quais alarmes podem tocar? Hoje é o primeiro dia, e toda hora aparece Baixo Vol. Drenado. O alarme toca, mas logo depois para. O que
ResponderExcluirfazemos?
Boa tarde, Ana Laura!
ExcluirO alarme quando toca é sinal de que algo está errado. Você pode olhar no Manual do Paciente que existem vários alarmes.
Normalmente, o alarme baixo volume drenado toca quando há obstrução do cateter. Experimente mudar de posição, sentar na cama ou outro movimento que você faça que mexa com o cateter. Confira a linha do paciente, às vezes, o paciente deita por cima dela e o fluído não passa.
Boa sorte!
Tenho observado que tem 3 dias que a violadora só apresenta na UF total negatvo-
ResponderExcluirGostaria de saber porquê?
Obrigada
Olá, Regina!
ExcluirSeu intestino tem funcionado regularmente? Quando a cicladora alarma, você costuma mudar de posição? Esses podem ser dois dos motivos. Boa sorte.
Boa noite coloquei todo material achei que havia algo errado fui trocar todo material so que a porta do cassete nao abre o que fazer?
ResponderExcluirEdmeia, boa noite!
ExcluirVocê desligou a cicladora? Desligue e ligue-a novamente.
Um abraço.
como fazer pra abrir o cassete também fiz o mesmo que a moça de cima
ExcluirOlá! A cicladora, por segurança, trava a porta do cassete. Para abri-la, faça o seguinte:
Excluir1. Desligue a cicladora na parte traseira. Espere um pouco e ligue-a novamente.
2. Faça todo o procedimento como se estivesse iniciando.
3. No momento em que a cicladora pedir para colocar o cassete, você faz o contrário. Retira o cassete.
4. Desliga a cicladora na parte traseira.
5. Se você for fazer a diálise, é só recomeçar.
Espero que tenha ajudado!
Boa noite
ResponderExcluirO alarme tocou,com baixo volume drenado,mas logo em seguida voltou ao normal,mas eu esqueci de apertar a tecla pra continuar.tem algum problema?
Olá, não se preocupe, é assim mesmo! Muitas vezes o cateter está mal posicionado e apenas mudando de posição ou mesmo sentando na cama, a drenagem retorna normalmente sem necessidade de apertar a tecla verde (go).
ExcluirTenha uma boa diálise.
Olá Helia! Meu pai começou a diálise com a cicladora recentemente e seu blog tem sido muito útil para a gente! Obrigada :) Uma dúvida: já apareceu na sua cicladora o erro 2022? Aconteceu aqui uma vez logo que foi ligada, antes de iniciar a diálise. Ligamos e desligamos várias vezes até que parou de dar o erro. Mas continuei sem saber o que significa, pois não encontrei no manual nem na internet.
ResponderExcluirBoa tarde, Ana!
ExcluirFico feliz pelo blog ajudar vocês.
Quanto aos erros, nem sempre tem no manual. O jeito é falar com a enfermeira responsável pelo tratamento do seu pai ou ligar na Baxter 0800 125 522
O procedimento para alarmes são intuitivos.rsrs
Um ótimo tratamento para o seu pai.
Buen día , la máquina muestra un error #2391 y no he podido sacar el cassette para seguir un nuevo procedimiento y apoco la he podido quitar me puede ayudar ? Gracias
ResponderExcluirBuenas tardes!
ExcluirError 2391 no en el manual, necesita hablar con su enfermera o Baxter.
Para abrir el cassette, apague la máquina.
Vuelva a encenderlo y comience el procedimiento nuevamente.
Buena suerte!
Olá Helia tudo bem? Já passou por essa situação que vou detalhar? Minha mãe iniciou a dialise há 15 dias e ainda não conseguiram ajustar.
ResponderExcluirA UF TOTAL está sempre negativa. Apenas 3 dias é que foram positivos. O que se pode fazer? Já cansei de alertar a clínica. Grata
Olá, tudo bem?
ExcluirFaz pouco tempo que sua mãe dialisa. Às vezes, é necessário um pouco mais de tempo para o nosso organismo acostumar.
Você tentou mudar de posição, sentar ou mesmo ficar em pé enquanto está sendo feita a drenagem? Tente fazer isso em alguns ciclos, pode ser que em algum ciclo a UF deu baixa e os outros ciclos não conseguiram equilibrar a UF.
Eu já tive bastante UF negativa, mas eu ainda urinava bastante o que não me deixava inchar.
Sempre, o melhor, é conversar com o médico e a enfermeira que a acompanham no tratamento.
Um abraço.
Boa noite , já apareceu este erro para vcs: verificar linha de aquecimento. Não tem no manual e estou perdido, meu pai faz uso e não consigo entrar em contato com as enfermeiras e na Baxter o funcionamento é até às 18h. Deste já agradeço.
ResponderExcluirBom dia, William!
ExcluirPara mim nunca apareceu essa mensagem.
Eu acredito que seja algum problema que deu no Cassete. Porque é lá que tem a linha de cor vermelha (a primeira da direita pra esquerda). É essa linha vermelha que é conectada à bolsa do aquecedor (bandeja da cicladora).
No manual do paciente . Vá em Índice - verificar linha do aquecedor página 12.7
Infelizmente a Baxter não atende mais durante à noite. Isso tem trazido muitas dificuldades para os pacientes. Espero ter ajudado.
Ola já apareceu aqui e perguntei a enfermeira e ela disse que deve olhar as linhas se não está obstruídas e virar as bolsas,pode ser que elas não estejam na posição correta.
ExcluirBom lembrar que o 0800 da baxter não funciona em finais de semana. Tenho tido problemas com erro, aparece os códigos 2088 e 2090
ResponderExcluirO telefone 0800 da Baxter durante a noite que era 24h está desativado.
ExcluirOlá boa noite, em caso de queda de um dos conectores, ao invés de substituir o cassete, pode ser higienizado com álcool 70? Obrigado a quem puder responder
ResponderExcluirDe jeito nenhum!! Você pode não querer arrumar tudo novamente para a sua diálise. Mas pense bem, é melhor fazer tudo de novo do que pegar uma peritonite.
ExcluirFoi o que eu aprendi com a enfermagem especializada em meus treinamentos.
Lembre também que todas as suas dúvidas devem ser sanadas pela enfermagem da sua clínica.
Um abraço
Helia
Ola' Hélia meu pai faz diálise e hj na última sessão drenagem 6 de 6 não terminou a terapia e msm assim e desconectei sem ter terminado' como faço para retirar o cassete?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirPara retirar o cassete desligue a cicladora. Ligue-a novamente, espere todo o processo como se você fosse começar a diálise. Quando a cicladora pedir para colocar o cassete, você levanta a alavanca e retira o cassete.
Desligue a cicladora na parte traseira.
Boa sorte!
Olá, meu nom eé Hudson Celeste e todas as x que ligo a máquina ela dá erro 152, pedindo pra reinstalar o cassete. Acabo desperdiçando dois ou tres equipos cassete por que acabo trocando pra ver se funciona... Hoje o processo deu sequência e depois de conectado as bolsas na parte PREENCHENDO LINHAS deu erro 199, pedindo pra reinstalar o equipo cassete. Fiz o procedimento, mas, começou a dar o erro 152 com as linhas cheias.... Esta seria a quinta vez que faço a operação em casa. Desta vez abortei o processo, pois, acabo perdendo muito tempo fazendo a máquina aceitar o cassete.
ResponderExcluirOlá, Hudson!
ResponderExcluirEu acredito que isso seja problema da máquina.
Você entrou em contato com a sua enfermeira responsável pela peritoneal?
E na Baxter, você ligou?
Nós pacientes renais em diálise peritoneal não temos mais o serviço 24h que a Baxter nos oferecia. Mas você pode ligar durante o dia.
Segue o número da Baxter: 0800 125 522
Esses profissionais poderão te ajudar.
Um abraço.
Helia
Bom dia Helia, minha máquina da BAIXO VALOR DRENADO eu aperto STOP E Depois GO ai a máquina volta a drenar mas ela dá essa mensagem inúmeras vezes já aconteceu de eu não conseguir terminar a terapia e desligar. O que faço qdo acontecer isso?
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirVá até drenagem manual. Ela ajuda a drenar mais um pouco.
Abraços.
Boa noite existe algum aparelho que possa ser usado na máquina de diálise peritoneal quando houver falta de energia, pq aqui onde moro quando chove sempre falta
ResponderExcluirDelma, bom dia, tudo bem com você?
ExcluirOnde há falta de energia constante o aparelho mais indicado é o nobreak. Hoje em dia existem no mercado nobreaks que suportam até 12h o que é até um exagero para uma cicladora.
Ola ,entao faço a 4 anos e minha cicladora pela primeira vez disse baixo fluxo paciente o que significava ?
ResponderExcluirOlá! Você deverá primeiramente ver se a linha do paciente não está obstruindo a passagem do dianel. Às vezes ela pode ter uma pequena dobra que impede o fluxo.
ExcluirDepois dê uma olhada nas bolsas e verifique se estão em ordem.
Abraços
Parabéns pelo carinho com as pessoas que te procuram. Muito útil este seu trabalho!
ResponderExcluirO alarme ver linha paciente
ResponderExcluirOlá! A linha do paciente deve estar obstruída. Dê uma olhada nela e na linha do cassete. Deverá resolver. Abraços.
ExcluirBom dia..Tô conectada e a máquina já sai de AQUECRNDO SOLUCAO..me conecte as21:00 E até agora so foi 1x5j já não sei + o que fazer?
ResponderExcluirVocê precisa consultar a sua enfermeira da diálise peritoneal e conversar com ela sobre o que está acontecendo. Você faz o tratamento de diálise em qual clínica/cidade?
ExcluirBoa tarde estou com erro sistema 2240 deu alarme na permanência 4de5 o que devo fazer
ResponderExcluirBoa noite! Você recebeu o manual da máquina? Caso não encontre esse erro de sistema 2240, você deve procurar a sua enfermeira ou ligar diretamente na Baxter.
ExcluirOlá, alguma vez para você apareceu o erro de sistema 2418 e 2419? Apareceram esses erros na drenagem inicial...
ResponderExcluirAlarme de sistema 1032, o que significa?
ResponderExcluirOs erros de alarmes nem sempre estão no manual do usuário. Neste caso somente perguntando para a enfermeira responsável pela diálise peritoneal ou ligando na Baxter 0800 125 522
ExcluirVocê também poderá ler sobre no blog https://vivendoadialiseperitoneal.blogspot.com/2018/10/alarmes-da-cicladora.html
Abraços