Diálise Peritoneal: dicas sobre a cicladora e o tratamento

O tratamento para Insuficiência Renal Crônica (hemodiálise ou diálise peritoneal), por Lei Federal, é inteiramente pago pelo SUS. No caso do paciente ter um Plano de Saúde, o SUS cobre todas as despesas e as transfere para o Plano.

O médico nefrologista que acompanha o seu caso fará o encaminhamento para a Clínica de Diálise no momento em que sua função renal se aproximar do ponto crítico.  

Caso a recomendação do médico seja para entrar no programa de diálise peritoneal, tanto o paciente, como o familiar ou cuidador que o auxiliará no tratamento, receberá o treinamento em várias aulas para aprender o manuseio da cicladora Home Choice, bem como fazer todo o tratamento com higiene e segurança.  Lembrando sempre que nessa terapia o paciente e seu auxiliar serão os responsáveis pelo bom resultado do tratamento.

A cicladora Home Choice não é vendida ao usuário. Ela é emprestada gratuitamente pela Baxter, através da Clínica de Diálise, para o paciente renal em programa de diálise peritoneal. O paciente passa a ser o responsável pela cicladora e, caso haja suspensão do tratamento, deve fazer a devolução da máquina para a Clínica.

A Baxter, através de seu telefone 0800, mantém atendimento 24 horas com funcionários aptos a resolver os problemas que porventura ocorram com a  cicladora durante a diálise e, caso haja necessidade, a empresa faz a troca da máquina.

Para que o leitor tenha uma ideia do tamanho da cicladora, ela tem as seguintes dimensões: 49,5 cm (largura) x 39,9 cm (profundidade) e 17,8 cm (altura).

Todas as bolsas de solução dialítica prescritas e os insumos necessários para diálise (cassetes, clamps, caps, drenos, máscaras e micropore) para o paciente são entregues na residência, todos os meses, sem custo. Todo esse material deverá ser acondicionado em local seco, arejado e livre de raios solares. Periodicamente a Baxter envia o equipo de transferência (prolongamento do cateter) para ser substituído na clínica.



A enfermeira responsável pela diálise peritoneal, programará a cicladora do paciente de acordo com a prescrição solicitada pelo médico nefrologista da clínica.

Essa programação consiste em quantidade da solução dialítica infundida, escolha da porcentagem de glicose em cada bolsa -  selo vermelho (4,25%); selo verde (2,5%) ou selo amarelo (1,5%) e a quantidade de ciclos. Cada paciente tem uma prescrição determinada pelos testes e exames de sangue realizados periodicamente.

Na diálise peritoneal, o paciente terá uma consulta todos os meses para avaliação, onde levará para o seu médico nefrologista da clínica os exames de sangue solicitados. Nesta consulta o médico, através dos exames, saberá se a sua prescrição está sendo satisfatória. Caso contrário, ele fará as alterações necessárias e determinará a programação da cicladora.

Os medicamentos também poderão ser alterados. Alguns medicamentos como Cloridrato de Sevelâmer (quelante de fósforo), Calcitriol, Eritropoietina e Ferritina (quando necessário). Esses medicamentos administrados para pacientes renais crônicos são, por força de Lei,  fornecidos gratuitamente pelo SUS.

Usando os medicamentos de modo correto, alimentando-se de acordo com a prescrição da nutricionista e não levando uma vida sedentária, podemos ter uma vida digna e produtiva.


Nós temos tratamento! 

Comentários