Cicladora para diálise peritoneal automatizada Baxter - passo a passo


No momento já tenho mais experiência com a cicladora, o que antes era para mim uma novidade onde eu não conhecia nada, hoje encaro com mais tranquilidade. Acaba virando rotina e fazemos tudo com mais facilidade, mas devemos ter sempre muita atenção e higiene.

Vou postar algumas fotos pra vocês entenderem como funciona a terapia passo a passo. 



Após aquela lavagem rigorosa das mãos, já descrita em post anterior, eu ainda desinfeto com álcool gel. A máscara e uma touca descartáveis devem ser usadas somente uma vez. Se alguém estiver no quarto, também deverá usá-las.

No início a cicladora perturbava o meu sono com o barulho normal dela  ou quando apitava várias vezes, mas hoje já acostumei. Quando ela apita é um sinal para que eu mude de posição porque a máquina está com dificuldade para drenar devido à posição do cateter

Então eu mudo de posição, a cicladora continua a drenar e eu continuo a dormir.
                                   


1. A luminosidade do painel me incomoda. Meu marido resolveu o problema colocando um cartão preto para cobri-lo.

2. Após ligar a cicladora (ela tem o botão liga/desliga na parte posterior) aparecerá escrito "inserir cassete".


3. Só com essa ordem a alavanca do lado esquerdo destravará a porta do dispositivo onde  será inserido o cassete.

4. Caso o cassete não seja corretamente inserido, a alavanca não travará a porta. Nesse       caso a operação deve ser repetida.


5. As 5 linhas que saem do cassete vão para o organizador, que é colocado na parte externa da porta.

6.O clamp (ou presilha)  deve ser colocado com precisão no lugar certo. Um milímetro de diferença impedirá o rompimento do lacre.


7.Cada uma das 5 linhas (mangueirinhas) do cassete tem sua função específica, que detalharei no próximo post.


8. Após a colocação do cassete a cicladora fará o “auto teste”, para ver se está tudo em ordem.


9. Se estiver tudo OK, a cicladora manda “conectar bolsas”. No meu caso são 2 bolsas de 6 litros cada.

10. A operação de quebrar o lacre e colocar o conector na bolsa tem que ser rápida e cuidadosa.
 

11. Uma das linhas é a da drenagem de descarte, que vai para um garrafão.

12. Agora a cicladora manda abrir os clamps (presilhas). Tudo o que ela manda fazer tenho que obedecer, sem discutir. Eu faço a minha parte e ela faz a parte dela.



13. Exemplo  de presilha (clamp) sendo retirada de uma das bolsas.

14. Em seguida, eu aperto a tecla GO e a cicladora começará a preencher as 5 linhas. 


15. A cicladora vai trabalhar durante alguns minutos preenchendo todas as linhas e não deixando nenhuma bolha de ar. Hora de lavar as mãos novamente.

16. Assim que ela terminar de preencher as linhas, a cicladora vai emitir um sinal sonoro para avisar que está na hora de começar.

17. Esse é o prolongamento do cateter que está na minha barriga. Ele mede 25 cm.

18. Tenho que fechar o registro do prolongamento e clampar a linha do paciente que está à direita.


19. Rapidamente e com cuidado tenho que tirar a tampinha (“cap”) do prolongamento e retirar o lacre azul da linha do paciente.

20. Agora estou fazendo a conexão da linha do paciente com o prolongamento do cateter. O “cap” vem com uma solução de iodo em seu interior.



21. A drenagem inicial  é realizada automaticamente para retirar a solução  que possa ter ficado no peritônio na diálise da véspera.

22. Daí pra frente a cicladora vai trabalhar sozinha. Após o aquecimento da bolsa  ela começará a infundir o soro dialítico como foi programado.


23. Após a infusão, o soro ficará em permanência. No meu caso são 4 ciclos de 2 litros com 2 horas de permanência.

24. Os ciclos são: Infusão, Permanência e Drenagem (tempo total: 10 horas).  Na foto a cicladora avisa que a 1ª permanência está terminando.


25. Terminado o tempo de permanência, tem início a drenagem.

26. A cicladora deverá drenar um volume de soro dialítico próximo ao que foi infundido.


27.Decorridas 10 horas, finalmente chega o Término da Terapia.

28. É hora de passar álcool gel nas mãos, colocar a máscara e abrir a embalagem de um novo “cap” (tampinha do cateter).

29. Em seguida fecho o conjunto de transferência (prolongamento)  e o clamp da linha do paciente.

30. Em seguida desconectar.


31. Pronto. Está desconectado. Essa operação final também deve ser feita com o máximo cuidado e rapidez. 

32. A linha do paciente é descartada com o resto do material. E o novo "cap" está colocado no conjunto de transferência.


33. Pressionando as setas vou obtendo os resultados, como a UF total,

34. a permanência média e o tempo de permanência perdido.


35. Anoto tudo na minha planilha.

36.Inclusive o volume de urina noturna.


37. Agora é hora de retirar o cassete usado.  Feito isso aperto a tecla “GO”.

38. E a cicladora pede para ser desligada. É uma máquina muito inteligente e educada. 

Com os vários dias de treinamento que recebemos na Unidade de Tratamento Dialítico, aprendemos a lidar bem com a cicladora. O começo foi difícil porque o cateter estava recém implantado em meu peritônio e as etapas de infusão, permanência e drenagem causavam alguma dor e desconforto.

Agora, 9 meses depois, tudo isso é coisa do passado. A diálise passou a ser rotina.
A cicladora Baxter passou a fazer parte do meu dia-a-dia e sou muito grata a ela, que é responsável pela minha sobrevivência.

Comentários

  1. Hélia, Olá! Estou muito feliz de ter encontrado seu Blog, você não imagina o quanto ele será útil para mim e minha família nesse momento de nossas vidas. Meu pai foi recentemente diagnosticado com GESf e após sofrido tratamento com corticoides, ele será submetido à diálise. Estamos ainda no processo de decisão de qual tipo de procedimento faremos, mas estamos bem tendenciosos à fazer a diálise peritoneal. Quando vi seu Blog fiquei bastante feliz, pois, através de sua experiência e de suas postagens tão cuidadosas e generosas podemos ver tudo o que passaremos pela frente, perder o medo que atualmente nos assola e ver que há chance de levarmos uma vida com qualidade apesar do tratamento. Com certeza ficarei aqui, ligada em você para partilharmos experiências e nos fortalecermos nessa longa jornada. Desde já te agradeço pela iniciativa e desejo TODA A SAÚDE DO MUNDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Lívia!
      É com imenso prazer que ajudarei no que for possível, já que eu também estou aprendendo sobre diálise peritoneal no meu dia-a-dia. Espero que você e sua família consigam decidir pela melhor terapia. Na minha opinião, a diálise peritoneal feita em domicílio proporciona, sem dúvida alguma, uma qualidade de vida muito melhor para o paciente. Digo isto porque tenho acompanhado o sofrimento de diversas pessoas que passam pela hemodiálise em hospitais três vezes por semana. No caso do seu pai, ele estará sempre contando com o auxílio e o apoio dos familiares durante o tratamento.No início parece meio complicado. Chegamos a fazer pequenos cartazes com toda a orientação passo a passo dependurados na parede do quarto, a fim de não cometer falhas. Com o passar dos dias fomos (eu e o meu marido) adquirindo prática e, em pouco tempo, o procedimento virou uma rotina. Com certeza, o médico de seu pai explicará todo o procedimento e o encaminhará a uma clínica de diálise.
      Muita paz e energia pra você, seu pai e sua família. Tenham muita paciência, tranquilidade e harmonia que no final tudo dará certo!
      Sempre que necessário pode contar comigo.
      Um abraço

      Excluir
  2. Helia, td bem? Me fla uma coisa... to meio com medo de virar na cama, sinto um pouco de falta de ar por causa do liquido a barriga... é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Laila!
      Antes de qualquer coisa gostaria de reafirmar que eu não sou da área médica, apenas compartilho minhas experiências na Diálise Peritoneal.
      Há quanto tempo você está fazendo a Peritoneal? Converse com o seu médico. Cada caso é um caso diferente!
      Você está usando o material da Baxter? Caso seja, eles têm um atendimento 24h 0800-125522. Eu mesma já fiz uso durante à noite por problema na cicladora. No mais, estou à sua disposição. Desejo boa sorte na sua diálise. Um abraço. Helia

      Excluir
    2. Oi bom dia. Minha mãe faz hemodiálise,temos que viajar duas horas para ela fazer a hemodiálise e nos ficamos sabendo dessa maquina .como faço para adquirir a máquina?

      Excluir
    3. Boa tarde!
      Qual cidade e estado você mora?
      Você precisa conversar com o seu médico e também precisa saber se na Clínica que você faz hemodiálise existe a opção para o tratamento pela diálise peritoneal.
      A máquina cicladora não é vendida, ela é cedida gratuitamente enquanto durar o tratamento.
      Boa sorte, no final tudo dará certo!

      Excluir
  3. Hélia, faço hemo à 2 anos, e não consigo acostumar, pergunto a Deus, por que tamanho castigo, não acho q ele me deu uma chance de continuar vida e sim só quis me castigar. Já passei por 4 vezes doença do câncer, nada foi tão horrível em minha vida do que esta hemodiálise, q me mantem presa na máquina 4 horas dia sim dia não, qdo saio, passo super mal, minha pressão cai, na segunda hora tenho uma terrível coceira no corpo q ninguém sabe dizer o q é.Ha um ano atraz, fiz a peritoneal, acho q não fui feliz na escolha do Hospital, pois depois q a enfermeira introduziu o líquido na primeira vez, ele não saiu, tive q fazer hemodiálise e voltar ao centro cirúrgico e tirar o cateter da barriga, fiquei muito triste.Continuo na máquina fazendo hemo, totalmente presa, sem poder fazer mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rose, seja bem vinda! Nosso blog é para trocarmos ideias, dúvidas, sofrimentos e para darmos forças uns aos outros. Sim, todos nós pacientes renais sofremos com a nossa doença. Eu tenho rins policísticos e também estou com menos de 10% da função renal há 2 anos. Também faço hemodiálise, mas também cuido muitíssimo bem da minha alimentação para não ter que "passar mal" na máquina, ou seja, caindo a pressão, tendo náuseas, vômitos ou falta de ar. Eu também fiz diálise peritoneal durante 1 ano e meio, mas tive peritonite (ninguém merece sentir essa dor insuportável).
      Seu caso não é isolado. Muitos pacientes que fazem hemodiálise comigo, além da baixa ou nenhuma função renal têm outras doenças como o câncer, diabetes e hipertensão. Muitos pacientes são amputados. Vendo tudo isso ao meu redor, Rose, temos que agradecer à Ciência que nos proporciona essa tábua de salvação que é a hemodiálise, diálise peritoneal e o transplante renal.
      Em que cidade você mora, Rose?

      Excluir
  4. Hoje fiz minha primeira diálise peritoneal acho meio incomoda vi o seu blogue e gostei espero fazer tudo certo pois tô morrendo de medo,meu filho está me auxiliando.estou Un pouco triste, me perguntando porque eu cai nesta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blog foi feito para darmos forças uns aos outros.
      Com o tempo você vai se acostumar com a diálise peritoneal e vai perceber como é possível aproveitar bem o seu dia.
      É maravilhoso que você tenha a companhia e o auxílio de seu filho neste momento tão difícil. A doença renal é muito triste, mas felizmente temos tratamento, enquanto outras doenças não tem.

      Excluir
  5. Bom dia! meu pai vai iniciar a dialise e estamos ainda naquela de decidir qual o melhor tratamento eu quero optar pela dialise peritonial pq moramos longe da cidade que tem o centro que é feito a hemodialise... Estou sem encontrar onde comprar o aparelho da peritonial. vcs podem me da algum direcionamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria de Fátima, boa noite!
      Para o seu pai e seu família que moram em uma cidade distante de um centro de diálise, eu também acho que a melhor terapia é a diálise peritoneal feita em casa.
      Seu pai e acompanhante só precisarão ir a clínica para consulta uma vez ao mês.
      Assim que o médico nefrologista do seu pai inseri-lo no programa de diálise peritoneal, seu pai e acompanhante farão um treinamento para aprender a usar a cicladora e fazer toda a terapia com segurança e higiene.
      A cicladora será emprestada pelo fornecedor, na qual o paciente deverá cuidar e caso haja mudança de terapia deverá devolvê-la para a clínica.
      A clínica entregará a cicladora programada com a prescrição médica do seu pai.
      A empresa fornecedora dos materiais para diálise entregará todo mês em sua casa, o material necessário, tudo sem custo para o paciente.
      Após a prescrição inicial do médico nefrologista, seu pai precisará fazer uma pequena cirurgia de implante de cateter no peritônio e somente após cerca de 15 dias poderá iniciar o tratamento.

      Excluir
  6. Bom dia, estou muito apreensiva comecei dia ontem 16/08 a fazer a diálise peritonial na minha vó em casa, pois, ela estava fazendo no hospital não tinha a máquina ainda. Mas, estou com dúvidas sobre a máquina, no curso a enfermeira disse que pode conectar e ir dormir normalmente até ai tudo bem, não apitou nenhuma vez graças a Deus, quando termina tenho que desconectar logo após ou posso esperar minha vó acordar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Após o término da terapia (vai aparecer escrito na cicladora) você poderá desconectar a sua avó. Do meu ponto de vista acho que ela vai dormir mais tranquila sem estar conectada. Eu sempre termino a terapia, me desconecto e durmo mais um pouco. Um abraço

      Excluir
    2. Vc pode desconectar a hora que vc quiser. A máquina não desliga. Eu por exemplo só desconecto a hora que acordo, independente da hora que a máquina términou a terapia. Bjs

      Excluir
  7. Boa noite! Minha mãe faz diálise peritoneal, com a Cicladora para diálise peritoneal automatizada Baxter. Desde o princípio enfrentamos um problema, que se repete de tempos em tempos: paradas acusando baixo valor drenado.
    Você já enfrentou essa situação? O qeue fez?
    Entrei em contato com a Baxter, e eles disseram que deveria ser problema na configuração do número de ciclos, e da quantidade de liquido infundido. Já falei no Instituto de Hemodiálise, e eles não resolvem o problema. Já trocaram de máquina 2 vezes e... nada!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos!
      O que acontece com a sua mãe é exatamente o que está acontecendo comigo. Há quanto tempo sua mãe está em diálise? Como é a diurese dela? A PA dela está boa? Sua mãe está inchada? Ela ganha peso entre um dia e outro?
      Eu costumo me pesar antes e após a diálise, anoto o peso para ter uma ideia do quanto eu perco em uma sessão de diálise e também o quanto eu ganho durante o dia. Também meço e anoto a quantidade da minha diurese noturna.
      Quanto ao alarme de baixo volume drenado sigo a orientação do manual da Baxter.
      Aperto STOP para silenciar o alarme, sento na beirada da cama (o que ajuda na minha drenagem) e aperto GO. Sempre drena mais um pouco. Quando eu percebo que não sai mais nenhuma gota eu avanço para o próximo ciclo ou para o término da terapia.
      Mesmo sendo o término da terapia eu continuo a drenagem manual.
      Se a UF ficou negativa é porque não tem mais nenhum fluido pra sair, anoto e me desconecto.
      O importante é a pessoa não estar inchada nem com a pressão alta e os exames de sangue estarem satisfatórios.

      Excluir
    2. Obrigado pelo carinho de ter respondido. Com o tempo, aprendemos alguns truques. Como minha mãe perdeu peso, acho que o cateter mudou de posição, assim o ciclo continua apenas se ela ficar de lado. Se ela fica de barriga para cima, ou doem cima do braço esquerdo, a drenagem fica baixa, e a máquina dispara o alarme. Infelizmente ela deve ficar a noite toda deitada no braço direito, o que acaba acarretando incômodo. Mas quando ela consegue, a terapia flui normalmente!

      Excluir
  8. Olá Hélia, estou aqui lendo seu Blog pq ontém estive na minha tia e ela faz esse processo ( diálise em casa), está 3a.sessao, e eu quando cheguei achei que estava a fazer obra na casa com tantas caixas q julguei serem cerâmicas, fiquei impressionada com o material...como sou curiosa,hoje vim pesquisar o assunto e eis q encontrei seu blog, parabéns por sua iniciativa, muita gente deve se sentir melhor ao saber q não é só ela q passa por tudo isso, vejo que voce é guerreira e encara tudo com humor, assim fica mais fácil. Uma pergunta q nao quer calar: você tem idéia porque seu rim passou a funcionar pouco? Alguém na família, algum medicamento, quimioterapia, diabetes? Vejo que muitos tem esse diagnostico, mas nao sabem como chegou ou porque chegou, em geral o médico dá o diagnostico e ponto. Se puder responder, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wilma, boa tarde!
      Realmente, a quantidade de caixas assustam. E olha, que elas são somente para um mês!
      No meu caso, o problema renal foi descoberto porque, aos 26 anos (estou com 53) estava com a pressão alta. Graças a Deus, meu médico, na época clínico geral, ficou surpreso e fomos investigar o motivo. Foi diagnosticado que eu tinha rins policísticos, que é uma doença genética, progressiva e, que eu deveria fazer acompanhamento com um médico nefrologista e tratamento conservador.
      Entrei no programa de diálise peritoneal em 01 de junho de 2015, aos 51 anos, com 10% da função renal.
      Sua tia ficará mais tranquila com o tempo. Mantenha contato! Um abraço pra vocês!
      Tem um post no blog "Doença Renal Policística" de 23/11/2015

      Excluir
  9. Ola, também faço dialise peritoneal, só uma dúvida, no meu curso aprendi que a UF tem que empatar ou dar positivo, li que vc mencionou que se der negativo é porque não tem nada a drenar, me tire esta dúvida. Jefferson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jefferson!
      Esse comentário sobre a UF negativa foi um caso a parte.
      Apesar de ficar com a UF negativa, eu não estava inchada, a pressão arterial estava normal, os meus exames estavam satisfatórios e eu ainda urino bem. No meu caso, a UF acabou melhorando com a mudança da prescrição médica.
      A UF realmente tem que dar positivo ou empatar, ou seja, todo o fluido que entrou na cavidade peritoneal tem que ser drenado.
      Sempre que a UF for negativa quer dizer que a cavidade peritoneal reteve o fluido, mas ele será absorvido pelo organismo e eliminado pela urina.

      Excluir
  10. Olá! Que legal esse blog. Muito útil viu. Minha filha tem 1 aninho e ta no homechoice...agora vai vir para casa e eu preciso aprender toda parte dessa terapia, ligar e desligar a maquina e fazer o curativo diariamente.
    Tenho uma dúvida: vc usa algum gerador de nobreak para asegurar a energia? Moramos num ap velho e costuma cair a energia, quero comprar um no break antes dela chegae em casa mas tem tanto tipo que nao sei o qual séria o ideal. Sabe me ajudar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eszter, boa noite!
      Em qual cidade você mora?
      Estou a sua disposição no e-mail helia.prestes@gmail.com
      Entre em contato assim que puder e poderemos trocar maiores informações.

      Excluir
  11. Gostei muito do blog .
    Coisas que não sabia você me esclareceu.
    Você poderia fala como colocar medicamentos nas bolsas ,pq ainda tenho dúvidas! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você colocará medicamentos na bolsa somente se você estiver com peritonite ou algum outro problema. Essas dúvidas você deverá tirar com o seu nefrologista ou enfermeira.
      Um abraço.

      Excluir
  12. Bom dia. A cicladora parou e não consegui terminar e agora não consigo abrir o local do cateter, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Qualquer problema com a cicladora a melhor solução é telefonar para a Baxter 0800 125 522. Eles têm atendentes 24h. Um abraço.

      Excluir
  13. Oi boa noite,a algum problema se conectar antes de preencher linhas estou muito nervosa me distrai e me conectei antes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O preenchimento das linhas é feito para ser retirado todo o ar das mangueirinhas. Qualquer problema, a melhor solução é conversar com a sua enfermeira. Ela é a pessoa mais indicada para te ajudar.

      Excluir
  14. oLA! Minha mãe iniciou a Diálise Peritonial e no inicio do tratamento acusou Baixo Volume Drenado, então eu apertei STOP, fui para AVANÇAR e cliquei em ENTER... Sei que deveria ter tentado mudar a posição dela, mas não lembrei disso, e acabei fazendo coisa errada. Pode dar problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, bom dia!
      Às vezes, no primeiro ciclo, acontece comigo da cicladora acusar baixo volume drenado, e eu avanço. Acredito que o maior cuidado é não deixar de drenar o suficiente nos próximos ciclos.
      Converse com a enfermeira de sua mãe. Ela é a melhor pessoa pra te ajudar, pois cada paciente é de um jeito.
      Boa sorte! Um abraço.

      Excluir
  15. Ok! Na mesma noite acabei conversando com a enfermeira, e deu tudo certo... a "cicladora" mesmo corrigiu. Grato por responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu tudo certo! A gente vai aprendendo a cada dia, depois vai ficando mais fácil lidar com a cicladora.

      Excluir
  16. A máquina da Baxter me pareceu um pouquinho mais fácil que a da Fresenius para montar (já que nela coloca apenas o cateter e a da Fresenius precisa ligar as linhas em quatro válvulas) no entanto bem menos segura, principalmente, mas não apenas, por não ter o organizador que e higienizado com álcool 70% (como tudo que é usado) e reduz a zero o risco de queda ou contato entre a mão e as pontas dos cateteres e linhas, além de permitir o uso de apenas uma mão.

    ResponderExcluir
  17. Como é adquirida a máquina pode ser comprada? Ou somente pelo governo? Quem faz a hemodiálise peritoneal, pode perder seu auxílio doença por fazer em casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste post você terá maiores informações. "Diálise Peritoneal: dicas sobre a cicladora e o tratamento".
      Tanto a hemodiálise (feita na Clínica) como a diálise peritoneal (feita em casa) são os dois tratamento para o paciente renal crônico, acredito que não muda em nada o auxílio doença.

      Excluir
  18. Parabéns ela atitude do blog, muito esclarecedor...em você e de São Paulo ? Em São Paulo tambem emprestam esse cicladora ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Simone!
      Eu moro no interior de São Paulo.
      A Clínica da minha cidade é excelente. Não tenho do que reclamar.
      A cicladora é emprestada através da Clínica pela Baxter. Dê uma lida no post onde eu explico um pouco sobre o material utilizado.

      http://vivendoadialiseperitoneal.blogspot.com/2017/10/dialise-peritoneal-dicas-sobre.html

      Você está no programa de diálise peritoneal?
      Um abraço.

      Excluir
    2. Eu sou de santo André, mas faço terapia em São Paulo. E sim eles fornecem. Tem uma clínica própria para tratamento renais. Próximo ao hospital São paulo. Eu faço diálise peritoneal também. Abraços

      Excluir
  19. Meu marido começou a diálise peritoneal tem 3 dias e a máquina apita sempre do primeiro ciclo e do segundo para o terceiro.
    O que faço?
    Aperto stop e depois go?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Regina!
      A orientação que eu tenho é que se nas duas primeiras drenagens aparecer a mensagem "baixo volume drenado", (a cicladora vai apitar) você poderá apertar a tecla vermelha (stop) e depois a tecla verde (go) para drenar mais um pouco, ou então poderá apertar a tecla vermelha (stop), descer com a seta para baixo até avançar e apertar a tecla azul (enter), assim você estará adiantando uma etapa.
      O que ajuda também é mudar de posição. Não precisa apertar nada, experimente sentar, para mim dá certo.
      Qualquer dúvida, em qualquer horário, você poderá ligar para a Baxter 0800 125 522

      Excluir
  20. Boa Tarde
    estou fazendo a dialise a 15 dias com a Claire e graças a Deus estou muito bem, agradeço a Todos que me ajudaram a conseguir esta maravilhosa máquina.
    Cláudio Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Claudio!
      Há três meses minha cicladora foi substituída pela Claria e estou vendo que ela é bem melhor.
      Boa sorte! Tudo vai dar certo!

      Excluir
  21. ola estava lendo o seu blog e nao encontrei minguem falando de um problema que esta me roubando o descanso o barulho da maquina ,nao estamos conseguindo dormir com os vários ruídos produzidos pela maquina da baxter home choice sera que somos só nos ? compramos tampões na farmácia mas depois acordamos com a cabeça estranha.a maquina tambem ja foi trocada mas e igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu menciono na postagem

      http://vivendoadialiseperitoneal.blogspot.com/2015/11/cicladora-para-dialise-peritoneal.html

      "A cicladora é uma máquina “quase silenciosa”. Nas primeiras noites era muito difícil dormir. Aí meu marido teve a ideia de instalar um disc-man com dois autofalantes colocados debaixo da cama e, na hora de dormir, escolhíamos um CD de música barroca, na seleção repeat, e ficávamos ouvindo bem baixinho a noite toda. Ajudou bastante a disfarçar o barulhinho da máquina. Hoje já estamos acostumados e dispensamos o CD."

      Isso faz 3 anos e meio! Precisamos ser criativos. A cicladora faz barulho mesmo mas com o tempo a gente acostuma.

      Procure colocar uma música de fundo no quarto, para nós deu certo!

      Boa sorte!

      Excluir
  22. Queria saber onde posso comprar esse equipamento ou alugar em Manaus para minha mãe de 85 anos parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro, boa tarde!
      A cicladora para diálise peritoneal não é vendida e nem alugada. Ela é cedida por empréstimo pela Baxter aos pacientes que vão para a Diálise Peritoneal Automatizada. A primeira coisa a saber é se a Baxter dispõe de serviço de distribuição do soro dialítico e insumos na sua cidade. Essa informação você pode obter com o nefrologista responsável na sua Clínica onde sua mãe faz hemodiálise.

      Excluir
  23. Bom noite..
    Se caso a energia acabar ... Oq acontece a máquina desliga imediatamente ou tem um sistema de duração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A cicladora tem uma bateria com duração de duas horas. A máquina desliga e assim que voltar a energia ela restaura e volta a funcionar de onde parou. Caso passe de duas horas, será necessário desligar a cicladora e no dia seguinte conversar com a sua enfermeira. Isso nunca aconteceu comigo, apesar da CPFL cortar a força muitas vezes.
      No manual do paciente há maiores informações.
      Um abraço.

      Excluir
  24. Olá bom dia, gostaria de saber se ruim a UF sempre dar baixa por exemplo nos.ultimos dias o valor da UF em meu.pai estar sendo de 78, 122, 39 ml e normal ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Cada paciente é diferente de outro, sendo assim, você deverá conversar com o seu nefrologista e/ou sua enfermeira de diálise.

      Excluir
  25. Boa noite,Helia,
    como vai?
    Ja contactei com vc por fone.Agradecida pelo apoio.
    Tenho uma grande duvida ainda nao esclarecida por ninguem:
    1.Faco o tratamento meu esposo toda noite.OK!
    Apos terminar pela manha,anoto:
    Di e Uft ok!
    Antes de desligar uso a seta da direita para baixo retirando assim, pela drenagem manual da cicladora (faco quantas for possivel),liminando o excesso de liquido do peritonio.
    Duvida:Desta maneira nunca terei uma uf negativa!
    Correto?
    As pernas nao ficam inchadas mas nestes ultimos dias tem apresentado hipoglicemia persistente mesmo se alimentando com carbohidratos.
    Sera algum efeito causado pela drenagem manual(as vezes a maquina aceita ate 10 vezes!)
    No final sempre olho pressao e peso,que nao variam muito.
    Grata.Abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elvania, tudo bem com vocês? Eu estou bem, graças a Deus.
      Eu também faço sempre mais uma drenagem manual, muitas vezes acordo e já deu o término da terapia e ainda há líquido no peritônio.
      Algumas vezes, já aconteceu de fazer a drenagem manual e não sair nenhum líquido. Infelizmente, sendo o resultado negativo.
      Neste caso, converse com a enfermeira ou o médico, eles poderão te auxiliar melhor.
      Eu aprendi muito com o meu caso, mesmo assim, devemos lembrar que cada paciente é diferente de outro.
      Um abraço.

      Excluir
  26. Olá!
    Meu irmão começou a diise peritoneal há 4 dias e não consigo dormir com a máquina apitando e pedindo para linhas e bolsas, ver linha do paciente. No entanto está tudo certo, nada torcido. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      O intestino cheio é um problema comum na diálise peritoneal, atrapalhando o funcionamento correto da cicladora. O que acontece: quando o intestino não funciona corretamente, ou seja, todos os dias, o cateter muda de posição.
      Agora, quanto a cicladora apitar, pedindo para ver linhas e bolsas e linha do paciente pode ser que seu irmão tenha que mudar de posição. Tente sentar, ficar em pé...
      Troque suas informações com a enfermeira da diálise peritoneal.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  27. Ola Helia. Meu nome é Margarida e estou em Curitiba/pr. Tem uma pessoa de minha igreja necessitando dessa maquina cicladora p fazer em casa. Como faço contato com a Baxter p conseguir a concessão dessa maquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma postagem sobre esse assunto.
      https://vivendoadialiseperitoneal.blogspot.com/2020/08/cicladora-para-dialise-peritoneal-nao-e.html

      Excluir
  28. Bom dia Helia!
    Meu pai está na segunda semana dialisando, e em dois dias apareceu 15 min de tempo de permanencia perdido, você saberia me informar do que se trata, e se tem como evitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O tempo de permanência é a quantidade estimada de tempo que a solução de diálise permanecerá na cavidade peritoneal durante cada ciclo de acordo com a prescrição médica.
      O sistema poderá ajustar o tempo de permanência com base nas taxas de fluido reais durante a infusão e a drenagem.
      É comum acontecer e poderá também haver acréscimo de tempo.
      Qualquer dúvida converse com o seu médico e/ou enfermeira da diálise.
      Um abraço.

      Excluir
  29. Pode nos ensinar a fazer a programação da cicladora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não posso responder porque não sei como programar a máquina. Esse procedimento não é ensinado aos paciente. Ele é uma prerrogativa do enfermeiro (a) encarregado da diálise peritoneal, que programa a máquina de acordo com a prescrição do nefrologista responsável.

      Excluir
  30. Vejo todo o processo, mas ainda não vi ensinando a programá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não posso responder porque não sei como programar a máquina. Aliás, nenhum paciente tem acesso a essa informação. Esse procedimento é uma prerrogativa do enfermeiro (a) encarregado da diálise peritoneal, que programa a máquina de acordo com a prescrição do nefrologista responsável.

      Excluir
  31. Ola tudo bem?essa maquina e comprada pelo paciente? Como funciona para conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Veja a postagem do dia 13 de agosto. Você conversou com o seu nefrologista?

      Excluir
  32. Que graça seu blog!!! Sou enfermeira e estou aqui lendo e aprendendo com você. Parabéns por sua atitude, que Deus abençoe imensamente ❤️

    ResponderExcluir
  33. Olá, Gostaria de saber se o uso de Luva de procedimento durante a manipulação do equipo de cassete pode causar alguma alteração na funcionalidade do equipamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor procedimento ainda é o uso correto da lavagem das mãos.

      Excluir

Postar um comentário