Entendendo a insuficiência cardíaca



O que é a insuficiência cardíaca?

O coração é formado por quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
Os átrios recebem o sangue, e o ventrículos bombeiam o sangue para todo o corpo.
De maneira simplificada, dividimos o coração em direito e esquerdo. O direito recebe o sangue do corpo e o bombeia para todo o corpo.
A insuficiência cardíaca ocorre quando um dos ventrículos, ou os dois, perdem a capacidade de enviar ou bombear toda a quantidade de sangue que chega ao coração.
Por exemplo: quando a insuficiência cardíaca ocorre no lado esquerdo, o ventrículo perde a capacidade de bombear sangue suficiente para o resto do corpo, para atender suas necessidades.

Quais as causas da insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca pode ocorrer por dois motivos: um problema no próprio coração ou algumas doenças que fazem com que o coração tenha de trabalhar mais intensamente.
As causas mais comuns de insuficiência cardíaca são: Insuficiência Renal Crônica, as doenças das artérias que irrigam o coração (artérias coronárias),  como o infarto; a pressão alta ou hipertensão arterial; doenças das válvulas e do músculo do coração; defeitos com os quais os indivíduos nascem (congênitos); doenças graves do pulmão; alterações do ritmo do coração (arritmias cardíacas); entre outras.

Quais os sintomas da insuficiência cardíaca?

Os principais sintomas da insuficiência cardíaca são:
-Falta de ar (dispneia), que pode ocorrer quando se realiza grande esforço ou até em repouso;
-Falta de ar quando o indivíduo está deitado (ortopneia), melhorando na maioria das vezes quando a pessoa fica sentada ou em pé.
-Edema dos membros inferiores ou “inchaço” dos pés e tornozelos. Nas formas mais graves, o edema pode comprometer a barriga e fazer “pulsar” as veias do pescoço.
-Fadiga ou cansaço;
-Palpitações devido ao aumento da frequência cardíaca ou pela presença de arritmias;
-Aumento brusco de peso (mais de 1kg em dois dias), que pode estar relacionado à retenção de água, a principal causa dos sintomas.

Qual o tratamento da insuficiência cardíaca?

O tratamento se divide em não farmacológico e farmacológico. O tratamento não farmacológico consiste basicamente em mudar o estilo de vida, melhorando, assim, sua qualidade.

Tratamento não farmacológico:

Como as principais manifestações da insuficiência cardíaca são decorrentes da retenção de água e sal, é fundamental a sua restrição (a redução de sua ingestão):
-Reduzir a quantidade de sal das refeições
-Quando indicado, reduzir a ingestão de líquidos;
-Evitar o uso de bebidas alcoólicas;
-Evitar ou limitar o uso de cafeína;
-Parar de fumar;
-Perder peso (se necessário)
-Evitar alimentos gordurosos.

Tratamento farmacológico:

Consiste no uso de medicamentos que ajudam a coração a trabalhar melhor. Eles atuam de diversas maneiras e normalmente são utilizados em conjunto para se obter uma melhora dos sintomas e proporcionar uma melhor qualidade de vida e menor risco de complicações para o paciente.

IMPORTANTE:

  •       O paciente com insuficiência cardíaca deve se pesar com frequência, se o peso aumentar bruscamente (mais de 1 kg) em dois dias, o paciente deve consultar seu médico, pois esse aumento pode indicar que a doença está piorando;
  •       Os medicamentos ajudam a reduzir os sintomas se tomados diariamente, corretamente de acordo com os horários e prescrições do médico;
  •       Esquecer de tomar os medicamentos alguns dias ou tomar dose maior ou menor que a prescrita pode piorar os sintomas da insuficiência cardíaca;
  •       Tomar os medicamentos de acordo com a prescrição do médico todos os dias melhora os sintomas e a qualidade de vida do portador de insuficiência cardíaca.


Fonte: AstraZeneca - cardiovascular

Comentários