Diálise Peritoneal Automatizada - PASSO A PASSO - PROCEDIMENTOS E DICAS ÚTEIS



Meus amigos da Peritoneal, todo procedimento foi passado pela minha enfermeira da Clínica de Diálise. As dicas são maneiras que eu encontrei para facilitar o meu dia a dia. Afinal, nós temos um caminho longo a seguir e precisamos deixá-lo o mais tranquilo possível!
Após mais de três anos em diálise, resolvi fazer essa nova postagem passo a passo, mas com dicas que eu acredito que poderão ajudá-los a enfrentar melhor essa nossa rotina.

Início

1.    Limpar o quarto, fechar portas, janelas e desligar o ventilador ou ar condicionado.

2.    Tirar pulseira, aliança, anéis e relógio.

3.    Separar o material colocando-o sobre uma mesa limpa.

 Dica! Mantenha as suas unhas sempre bem cortadas. Caso use esmalte, nunca o deixe descascado pois há risco de contaminação.

Dica! Como o meu quarto é pequeno eu coloco sobre a cama uma toalha de plástico, que é mais fácil para manter limpa.

4.    Colocar a máscara retirando-a somente no final do procedimento inicial.

Dica! Eu uso a máscara desde o início do procedimento porque é muito fácil esquecer de usá-la até o final.

Importante! Se você tem problema de queda de cabelo, use uma touca descartável.

5.    Lavar as mãos conforme orientação.


Dica! Instalei no meu banheiro um toalheiro de papel Interfolhado com toalhas brancas e resistentes para não usar toalhas de pano de uso único, que dão muito mais trabalho para  lavar, passar e acondicionar.

Para lavar as mãos uso sabonete líquido antibacteriano. Lavo antes a saboneteira, a torneira e o registro. Cubro o registro da torneira com uma folha de papel toalha.

6.    Limpar a máquina, mesa, bolsas, cassete, dreno, embalagem do cap (tampinha do cateter) e clamps.

Dica! Para essa limpeza eu uso o sabonete líquido antibacteriano diluído em água (coloco em um borrifador) com o auxílio de pano de limpeza descartável (tipo perfex), que compro em rolos grandes. Já deixo lavadas várias embalagens de cap, as quais deixo guardadas em uma caixa.

7.    Colocar uma bolsa em cima da máquina e outra na mesa auxiliar.

Dica! Na diálise peritoneal poderemos usar 3 tipos de concentração de glicose nas bolsas: amarela 1,5%, verde 2,5% ou vermelha 4,25%. Caso na prescrição tenha que usar 2 tipos diferentes, deveremos sempre colocar sobre a máquina a bolsa de maior concentração.

8.    Lavar as mãos conforme orientação.

9.    Ligar a máquina e abrir a embalagem do cassete.

Dica! Nunca use tesoura ou outro instrumento cortante para abrir as embalagens. Elas devem ser abertas somente com as mãos.

10. Esperar aparecer a mensagem. “APERTE GO PARA INICIAR” (Botão verde)


11. Esperar aparecer a mensagem: “INSERIR CASSETE”.


12. Empurrar a alavanca para cima e abrir a porta. Encaixar o cassete, fechar a porta e travar empurrando a alavanca para baixo.

Dica! Depois que fechar a porta ela ficará travada até o final da terapia.

13. Apertar GO. Aparecerá a mensagem “AUTO TESTE”. Aguarde.


14. Enquanto isso, abrir os invólucros das bolsas e colocar os clamps nas mesmas.


Bolsa sem clamp.

Bolsa com clamp.

15. Esperar aparecer a mensagem “ABRIR CLAMPS / CONECTAR BOLSAS”.

16. Conectar a extensão da drenagem e levar até um ralo ou um recipiente (balde).

Dica! Caso use um balde não haverá necessidade de conectar a extensão da drenagem.  Fixe a mangueirinha na borda do balde com fita adesiva.

17. Lavar as mãos conforme orientação.

18. Iniciar a conexão com a bolsa que está sobre a máquina: segurar o clamp entre os dedos polegar e indicador e segurar a linha vermelha do organizador entre os dedos indicador e médio. Com a outra mão romper o lacre da bolsa, tirar a tampa da linha vermelha e conectar. Lembrar que não pode haver contaminação e tomar muito cuidado. Repetir o procedimento na outra bolsa com a linha branca.

19. Abrir os clamps das bolsas.
A linha vermelha do organizador inserida na bolsa sobre a cicladora.
OBS.: O clamp foi retirado após a inserção da linha vermelha.


20. Apertar GO. Aguardar o preenchimento das linhas.


21. Limpar o cateter do paciente.

Dica! Eu limpo o cateter com gaze e álcool 70º.

22. Lavar as mãos conforme orientação.

23. Esperar a mensagem “CONECTE-SE / VER LINHA DO PACIENTE”

24. Clampar a linha do paciente. Certificar-se que o “twist clamp” do cateter esteja fechado. Remover a tampa azul da linha do paciente. Retirar a tampa branca de rosca do cateter. Cuidado para não contaminar. Conectar o cateter na linha do paciente.

Dica! Antes da conexão entre o cateter e a linha do paciente prestar atenção se a mangueirinha da linha do paciente, que tem 3 metros, não formou um laço que poderá se transformar em um nó. Nesse caso, a linha ficará mais curta e diminuirá o seu raio de ação, caso precise andar no quarto.




25. Desclampar a linha do paciente e abrir o “twist clamp” do cateter.

26. Apertar GO duas vezes. Aparecerá a mensagem “DRENAGEM INICIAL”. Assim que drenar tudo começará a primeira infusão.

Dica! A drenagem inicial normalmente drena muito pouco ou nada. A não ser se o paciente passou o dia com a solução de Icodextrina no peritônio.

27. Pronto. Diálise iniciada. Pode retirar a máscara, dormir, ler, assistir TV...

A diálise será feita conforme a prescrição médica, em ciclos com duração programada.

Dica! A luminosidade da máquina cicladora me incomoda muito. Dessa forma eu cobri o painel com um pedaço de cartão preto preso com fita crepe.




Cada paciente tem uma atitude diferente com relação a cicladora. Eu não gosto da luminosidade, então dei um jeito e coloquei uma cobertura. Alguns não gostam do barulho. Então, o jeito é colocar uma música de fundo ou então, colocar tampões nos ouvidos. O importante, no final, é que a cicladora é a nossa melhor amiga. Ela vai ajudar nossos rins durante à noite para que  possamos ter uma vida melhor durante o dia!

Término da Terapia


28. Esperar aparecer a mensagem “TÉRMINO DA TERAPIA”.

Dica! Caso o paciente queira continuar a dormir não haverá problema. Assim que acordar poderá fazer a desconexão.

29. Colocar a máscara.

30. Se a UF for negativa apertar a seta azul para baixo até “DRENAGEM MANUAL” Em seguida apertar o “ENTER”. Esperar o término da drenagem.


31. Apertar GO. Esperar aparecer as mensagens:

“POR FAVOR ESPERE.../ DESCONECTE-SE / FECHAR TODOS OS CLAMPS”.



32. Passar álcool gel nas mãos.

33. Abrir a embalagem do protetor minicap.

Dica! Ao abrir o minicap verifique sua integridade (se está embebido em iodo). É bom ter sempre uma segunda embalagem à mão, caso a tampinha da primeira caia no chão.

34. Desconectar-se e instalar imediatamente a tampinha protetora.

35. Apertar GO. Aparecerá a mensagem; “RETIRAR CASSETE”.

Dica! Somente após a mensagem para retirar o cassete é que a porta irá destravar.

36. Levantar a alavanca para desbloquear e abrir a porta. Tirar o cassete.

37. Ver UF: apertar a seta azul para baixo até aparecer a mensagem “UF TOTAL”. Anotar o valor na planilha.

Dica! Além da UF total eu também registro o meu peso. Para isso, eu tenho uma balança digital no quarto. Também anoto o volume de urina noturna.

38. Apertar GO. Aparecerá a mensagem “DESLIGUE-ME”.





39. Desligar a máquina (interruptor na parte traseira) e desprezar todo o material utilizado em lixo não reciclável.

Dica! Todo o material utilizado deverá ser descartado em saco preto e colocado no lixo comum. Nenhum material deverá ser reutilizado ou ir para o lixo de coleta seletiva (reciclável).

ATENÇÃO!

Se nas duas primeiras drenagens aparecer a mensagem: “BAIXO VOLUME DRENADO”:

1.    Você poderá apertar a tecla vermelha “STOP” e depois a tecla verde “GO” para drenar mais um pouco.

2.    Você poderá apertar a tecla vermelha “Stop”, descer com a seta para baixo até “AVANÇAR” e apertar a tecla azul “ENTER”.

 Assim você estará adiantando a etapa.

Isso poderá ser realizado no máximo três vezes durante a diálise.

ALARMES DA CICLADORA - veja na próxima postagem





Comentários

  1. Parabéns pelo blog!! Faço medicina e me interesso pela área de nefrologia, aprendi muito lendo seu blog. Obrigado por compartilhar suas experiências, com certeza está ajudando muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Atom.
      Bons estudos!
      Um abraço.

      Excluir
    2. Boa noite seu blog me ajudou muito pois tenho memória curta e minha irmã já está me ensinando ah 5 dias e não memorizo tudo então vc me ajudou obrigada de vdd minha mãe tem essa companhia dessa máquina tbm.

      Excluir
    3. Obrigada, Josy!
      É muito bom saber que o blog está ajudando.
      Bom tratamento pra sua mãe. É bacana ver os filhos cuidando dos pais.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Ola! Sou enfermeira responsável pela Diálise peritoneal de um hospital e na máquina da Baxter tem a possibilidade de diminuir volume e apagar a tela para não incomodar. Caso precise de orientação ligue para o 0800 da Baxter e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Como vc faz para ir ao banheiro durante o tratamento? Vc pausa e coloca um minicap? Ou tem q montar tudo novamente. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita, tudo bem? Você faz a diálise peritoneal ou vai iniciar o tratamento?
      A diálise peritoneal preserva nossa função residual, ou seja, o paciente conseguirá urinar por mais tempo.
      Os pacientes que têm o banheiro bem próximo ao quarto podem ir normalmente, já que a extensão da linha do paciente é de cerca de 3 metros.
      No meu caso, meu banheiro fica longe, então eu acho mais fácil ter uma garrafa pet com um funil para eu urinar quando tiver vontade. A minha garrafa é graduada para eu saber o quanto eu estou urinando durante a noite.
      Jamais deveremos, em hipótese alguma, pausar e colocar um minicap. Lembrando que temos duas portas abertas para entrada de bactérias (a entrada do cateter na barriga e a entrada da linha do paciente na máquina). Isso só aumenta o risco de contrair uma peritonite.
      Boa sorte! Bjs

      Excluir
  4. Obrigada pelas orientaçãoes, eu faço a dialise peritoneal a 2 anos ja! Muito bom saber experiencias de outras pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laila, bom dia!
      Trocar experiências é tudo de bom!
      Você está na lista para transplante?
      Tudo de bom pra você. Bjs.

      Excluir
  5. Faço diálise na minha mãe. O blog ajuda muito.
    Excelente como orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gláucia!
      Fico feliz que o blog esteja ajudando você a cuidar da sua mãe.
      Espero que ela se sinta bem no tratamento da diálise peritoneal.
      Um beijo.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Minha mãe iniciou a dialise há 1 mês, já nos adaptamos até que bem na casa, com todo o processo, mas tem uma coisa me preocupando, a conta de energia elétrica. Teve muita alteração na sua conta? Não achei nada relacionado. Se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom vocês estarem adaptados no tratamento!
      Na postagem:
      http://vivendoadialiseperitoneal.blogspot.com/2018/10/alarmes-da-cicladora.html?showComment=1563917922303#c8815337054383104869
      eu falo um pouco sobre o assunto .

      "Qual o consumo de uma HomeChoice?

      O consumo médio de uma HomeChoice é de 100 Watts, equivalente a uma lâmpada.
      Consulte também o Manual do Paciente, na guia Dados Técnicos página 12.1."

      Uma sugestão é pegar uma conta antiga e comparar com uma atual (após um mês de diálise).

      Há dúvidas que podem ser resolvidas através do Manual do Paciente, caso vocês não consigam encontrar o assunto, anote a sua dúvida e pergunte a sua enfermeira responsável pela diálise peritoneal.

      Espero ter respondido a sua dúvida. Uma boa terapia pra vocês. Tudo dará certo!

      Excluir
  7. Meu esposo está para começar a diálise peritoneal, estou com medo de não conseguir manusear a máquina adequadamente estou fazendo o treinamento mas estou muito insegura ainda. Achei esse passo a passo e estou lendo várias vezes por dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Mais mulheres cuidando de seus maridos, quanta dedicação e amor! É bonito de ver. No meu caso, meu marido que me auxilia.
      Não fique preocupada, você verá no final que é tudo muito simples e você usará sua sensibilidade pra saber o que fazer na hora que surgir um problema.
      É normal achar que você não irá dar conta do recado, mas siga um roteiro, escreva em um papel o que você tem que fazer, assim como uma receita de bolo.
      Alguma dificuldade poderá surgir em algum momento, mas você se lembrará das orientações da (o) enfermeira (o) do seu treinamento e resolverá o problema.
      Quando estamos no treinamento tudo parece muito fácil,mas é só na prática que você chegará a conclusão que é capaz de resolver tudo sozinha.
      Você mora em qual cidade? Próxima da Clínica? Lembre-se que você sempre poderá tirar suas dúvidas com a enfermeira responsável no dia seguinte.
      Infelizmente, desligaram o 0800 da Baxter que funcionava 24h. Qualquer problema era só ligar.
      No final tudo dará certo, você é capaz!!
      Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigado pelo incentivo me ajudou muito fiquei mais otimista, se Deus quiser tudo dará certo 🙏 moro a 250 quilômetros da clínica.

      Excluir
  8. Boa tarde Pessoal, vou começar a fazer a diálise, vocês sabem me dizer qual o tamanho/dimensões da cicladora da baxter para eu comprar uma mesinha auxiliar com rodinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana, seja bem-vinda à diálise peritoneal!

      No blog tem uma postagem chamada "Diálise Peritoneal: Providências Iniciais". Lá você encontrará muitas dicas que poderá lhe ajudar no início. São minhas experiências.


      A cicladora Home Choice (Baxter), tem as seguintes dimensões: 47 cm (largura) x 37 cm (comprimento) e 17 cm de altura.
      A mesinha deverá ter a mesma altura da cama com o seu colchão. A minha foi adaptada para ficar na altura correta.

      Excluir
  9. Oi, Helia.
    Minha avó vai iniciar a diálise com a cicladora e tem um banheiro próximo ao quarto. Se ela for ao banheiro durante a noite ela precisa levar a mesa auxiliar junto com a cicladora ou a extensão permite que ela vá até lá sem necessidade de locomover a mesa?
    A mesa precisa necessariamente estar ao lado da cama ou pode deixar mais afastada e próxima ao banheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A linha do paciente, que vai da cicladora ao cateter, tem 2,5m de extensão. Essa é a mobilidade do paciente dentro do quarto, não sendo aconselhável chegar a este limite.
      Quanto a ir ao banheiro conduzindo a cicladora é impossível, porque a mesma está ligada também à segunda bolsa dificultando esse movimento e tornando-o perigoso.
      Além disso, há o cabo que liga a cicladora a tomada e também a linha de drenagem de descarte do soro dialisado.
      É mais fácil usar um urinol ou comadre.
      A mesa com a cicladora deve ter a altura da cama com o colchão e necessariamente ficar próxima a cama para o melhor acompanhamento da diálise.
      Um abraço.

      Excluir
  10. Muito obrigada pelos esclarecimentos. Estou acompanhando sempre o blog e tem me ajudado bastante. Obrigadaa!!

    ResponderExcluir
  11. Meus parabéns pela didática! Muito esclarecedor e cheio de detalhes importantes! Minha avó faz DP, há aproximadamente 3 meses, e estamos bem preocupados com infecções no orifício de saída. Aparece a secreção, ela toma o antibiótico prescrito pelo Nefro que acompanha e logo após o efeito da medicação, as secreções retornam. Pode me dizer se você passou por isso? Obrigada desde já. Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário