Convivendo com o cateter

Eu ficava pensando qual roupa seria mais adequada para usar após o implante do cateter de Tenckhoff. Pode parecer bobeira pra quem não tem um cateter na barriga... Mas o cateter é implantado próximo ao umbigo, ou seja, exatamente na altura da cintura de uma calça jeans. Dessa forma, o tecido vai acabar machucando o óstio (local onde o cateter se junta com a pele e sai fora do corpo).  Com o tempo vai se formar uma espécie de “umbigo” no lugar do óstio, indicando que o cateter já está fazendo parte do corpo. Mas isso demora um pouco e, enquanto essa modificação não ocorre, o óstio necessita de muitos cuidados. 

Como o óstio é uma das portas abertas para a temível peritonite*, ele deve ser cuidadosa e suavemente lavado com sabonete neutro na hora do banho e delicadamente seco com toalha de uso único ou toalha de papel.  As casquinhas que se formam devem ser tiradas durante o banho com muito cuidado. (*) Sobre a peritonite - que eu nunca vou querer ter - falaremos oportunamente.

Para passar o dia, o mais recomendável  é fazer uma proteção com gase com um pequeno corte para envolver o óstio e prender essa gase com esparadrapo Micropore.





Meia compressa de gase, dobrada em quatro partes,
 com um pequeno corte para envolver o cateter.




Para um serviço rápido e bem feito, a solução é ter alguém que ajude. 
No meu caso é o meu marido. 

Mais duas tiras de esparadrapo, sendo a primeira a uns 3 centímetros do óstio e outra na curva do cateter, complementam a proteção. Sempre deve se observar que essas tiras de esparadrapo envolvam o cateter antes de aderir à pele.  Colocadas dessa forma, as tiras vão funcionar como um “freio” para que um movimento mais brusco com o corpo não ofenda o óstio.


Repare que o esparadrapo se fecha firmemente em torno do cateter
 antes de aderir à pele.


Mas o melhor mesmo é você ter sempre em conta que há algo estranho fazendo parte do seu corpo e permanecer sempre “ligado” para que nada aconteça.

O cateter fica literalmente “dependurado” no óstio e tem em sua extremidade, uma peça de titânio que se acopla ao “equipo de transferência” (um prolongamento do cateter). Portanto, ao todo, são 45 centímetros dessa “mangueirinha” que temos que acomodar sob a roupa.


Existem cintas apropriadas para acomodar esses 45 cm de cateter que ficam sobrando pra fora, mas elas acabam se tornando inconvenientes porque tendem a mudar de lugar com o movimento do corpo, repuxando o óstio. Pra mim não deu certo.

Hoje eu gosto de usar vestidos mais largos com maior frequência, pois não machucam o óstio e disfarçam muito bem.  Gosto também de shorts ou calças com cintura que podem ser ajustadas de acordo com o meu peso usados com blusa mais folgada.

Outro problema é a  “barriguinha”!! Imagine dois litros do soro dialítico que entra no seu peritônio, fica em permanência por um determinado tempo, e que depois é drenado. Isso em vários ciclos (dependendo do paciente). Resultado: você acaba ficando com aquela barriguinha de bebedor de cerveja que nenhuma mulher gosta de ter! Um dia a calça fecha e outro dia não!

Como vou ter que conviver com isso durante alguns anos até conseguir um rim, ainda vou descobrir o que fazer!                                                                                                                               
Quais são os cuidados que o paciente em diálise peritoneal precisa tomar?

Vou repassar os cuidados que a minha enfermeira da Clínica de Diálise recomendou.

  • Tomar banhos todos os dias.
  • Lavar sempre as mãos antes de manusear o equipo do cateter bem como o local de saída e manter o cateter sempre fixado para evitar tracionamentos.
  • Inspecionar diariamente o local de saída do cateter quanto a sinais de infecção: vermelhidão, calor, dor, edema e secreção.
  • Não movimentar ou torcer o cateter.
  • Manter a ponta da extensão universal fixada. Durante o banho, o jato de água deve ser direcionado de cima para baixo. Com uma gaze ou com a mão limpa e sabão neutro fazer a limpeza do óstio do cateter com movimentos giratórios.
  • Nunca remover crostas ao redor do cateter. Amolecer as crostas no banho com água e sabão, caso não saia umedecer uma gaze com água e manter por 2 minutos sobre o cateter. Lavar após.
  • Retirar a crosta cuidadosamente sem forçar; caso a crosta não saia de imediato, repetir este procedimento toda vez que tomar banho. Lembre-se: a crosta deve sair naturalmente.
  • Local de saída ideal (óstio): bem cicatrizado e sem a presença de crostas e ou secreções purulentas.
  • Após o banho, o orifício de saída deve ser seco com uma toalha limpa e seca de uso único.
  • Fixar o cateter com uma fita adesiva ao abdome, dois dedos abaixo do orifício de saída respeitando a posição do implante.
  • Não fixar o cateter abaixo da linha de cintura. Lembre-se: respeite a posição de implante para que não ocorra trauma.
  • Não é necessário o uso de tesouras para cortar a fita adesiva para fixação do cateter. Mantenha objetos cortantes longe do cateter.
  • Não usar cintos e roupas apertadas sobre o orifício de saída do cateter.
  • Não é recomendado uso de banheira, banho de mar ou piscinas.
  • Funcionamento adequado do cateter deve ocorrer sem resistência.
  • Mantenha o ambiente e os materiais utilizado na diálise sempre limpos.
  • Não esqueça o uso da máscara de forma adequada (cobrir nariz e boca).
  • Não permitir que pessoas não treinadas manipulem o cateter e realizem as trocas de bolsas.




Comentários

  1. Parabéns pelo blog! Muitíssimo obrigada pelas dicas escritas com tanto critério. São de grande ajuda, pode acreditar. Um abraço pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia!
      Fico feliz por ajudá-la a conhecer como funciona a diálise peritoneal.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá, vou iniciar brevemente a diálise peritoneal e suas dicas estão sendo de grande valia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia!
      Nada como a experiência de um para ajudar outro. Que bom que a minha vivência na peritoneal está te ajudando.
      Boa sorte no seu tratamento.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Onde encontrar cinta para proteção do cateter de Diálise Peritonial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Converse com a sua enfermeira. A própria Baxter fornece a cinta.

      Excluir
  4. Bom dia! Meu pai está fazendo hemodiálise e o médico sugeriu a diálise peritoneal. Ele está muito em dúvida, em razão do local do catéter e as várias trocas diárias. E a questão do banho. Como tomar banho com um catéter na barriga? Vc acha a diálise melhor? Agradeço sua atenção E estou torcendo para que vc consiga um rim novo, logo, logo! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Elizeth, tudo bem?
    A hemodiálise não é um tratamento fácil, sei porque fiz por alguns meses.
    A sugestão do médico de seu pai é que ele migre para a diálise peritoneal, e se ele sugeriu isso é porque ele tem condições de fazê-la e de ter uma qualidade de vida muito melhor. Eu acho uma escolha perfeita. Seu pai está na fila de transplante?
    Quanto ao local do cateter: ele ficará próximo ao umbigo. Não incomoda. A cirurgia é simples e a cicatrização é rápida. Em duas semanas ele poderá começar a diálise peritoneal.
    Há dois tipos de diálise peritoneal: a manual, feita durante o dia e a automática que é feita através de uma máquina cicladora durante a noite, ou seja, enquanto o paciente dorme a cicladora trabalha. Qualquer problema que surgir a cicladora apita.
    Quanto ao banho, não tem problema nenhum: eu coloco um pedaço de esparadrapo para segurar o cateter. É o tempo certinho de tomar banho e o esparadrapo aguentar.
    Seu pai e você passarão por um período de treinamento e a enfermeira responsável ensinará tudo sobre o procedimento.
    O que é muito importante é a higiene no dia a dia.
    Eu prefiro a diálise peritoneal. Eu faço a DPA (automática).
    Qualquer dúvida me escreva aqui ou no meu e-mail helia.prestes@gmail.com
    Obrigada pela torcida pelo meu rim!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá , boa tarde. amei sua explicação ..queria saber mais sobre a barriga que vc falou , ela fica muito alta ...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Ah! A barriguinha inconveniente...
      A barriguinha que falo vai variar de paciente para paciente. Tem pessoas com tendência a ter a famosa barriga protuberante enquanto outras não.
      O problema na peritoneal é a musculatura. A barriga que de tanto "enche, esvazia" acaba perdendo a rigidez ao passar dos anos.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  7. Olá, fiquei com uma dúvida, a parte de titânio fica solta? Não tem perigo de machucar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A parte de titânio não machuca. Ela ficará segura entre sua roupa e a cinta que é própria pra guardá-la. Essa cinta de tecido, a Baxter fornece aos pacientes.

      Excluir
  8. Oi, ótimo ,mto bem explicado, eu fiz mtos anos atrás , e hoje tô aqui lendo pq durante um ultrassom, a dra perguntou da diálise peritoneal para mim...

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Helia. Minha mãezinha de 88anos vai começar a diálise peitoril. Por busca de entendimento no assunto, te encontrei por aqui... li tudo e fiquei ciente de muita coisa ...
    Está sia publicação é do ano 2015, como vc está sogra,certamente já conseguiu seu transplante, me fale... abraço.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! A diálise peritoneal será o melhor tratamento para sua mãezinha. Ela terá mais conforto fazendo o tratamento em seu lar, ao lado de seus familiares.
    A publicação que você leu é de 2015. Foi o ano em que iniciei o meu tratamento de diálise peritoneal. Foi muito bom fazer esse tratamento em casa. Infelizmente, por eu ter passado por uma peritonite recorrente, o meu peritônio foi a falência.
    Dia 02 de setembro fez um ano que estou na hemodiálise.
    Quanto ao transplante, eu estou no aguardo.
    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário