Kt/V na diálise peritoneal



Kt/V é um método que avalia se a diálise do paciente renal em hemodiálise ou diálise peritoneal está adequada, ou seja, se o paciente está conseguindo ter uma diálise satisfatória.

Cada paciente recebe uma prescrição médica diferente e adequada ao seu estado renal. 

Caso contrário, ele ficará mal dialisado. O paciente nem percebe o quanto a diálise dele não está adequada, só sendo percebida em longo prazo.

O resultado dos seus exames de Kt/V na diálise peritoneal deverá ser igual ou superior a 1.7. Quanto maior o índice, melhor para o paciente.

Para o exame de Kt/V o seu médico/enfermeira pedirá:

1.    Coleta  de urina durante 24h. Como é feito esse exame?

 • Ao levantar pela manhã, o paciente deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário.
 • A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções.
• Armazene toda a urina colhida em recipiente descartável ou garrafas vazias de água mineral. Não usar outra embalagem.
 • Se a quantidade de urina for maior do que o frasco comportar, use frascos adicionais (quantos forem necessários), para conter todo o volume de 24 horas.
• Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1° micção da véspera.
• Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual e o paciente deve manter sua rotina diária.
• Todo o volume urinário coletado nas 24 horas deverá ser encaminhado ao laboratório logo após ser retirado do refrigerador.
• Ao término da coleta de urina, comparecer ao laboratório para a entrega da mesma e efetuar a coleta de amostra de sangue. Não é obrigatório o jejum quando coletar apenas o sangue para este exame.
 • O paciente deve informar seu peso e altura.
• O prazo máximo entre a coleta de sangue e a entrega da amostra de urina (ou vice-versa) é de 72 horas.


2.    Coleta do dialisato. Como é feito esse exame?

Pacientes em CAPD: no dia anterior à coleta desprezamos a primeira troca e guardamos todas as outras bolsas seguintes, inclusive a primeira troca do dia seguinte.  O conteúdo das bolsas deve ser despejado num balde limpo, depois misturado, retirando-se uma amostra num coletor universal.

Pacientes em DPA: que normalmente depositam o líquido drenado num balde, também deve misturar e retirar uma amostra no coletor universal. UF - Ultra filtração da noite anterior (levar anotado o valor)

3.    Coleta de sangue sem necessidade de jejum realizada na clínica de diálise

Após a análise desses exames em laboratório os resultados ajudarão o médico, a saber, como está sendo a nossa diálise. Caso não esteja boa, a nossa prescrição da diálise peritoneal deverá ser alterada.

O resultado do exame de Kt/V fornece informações quanto a eficiência da diálise na remoção de pequenos solutos, como a ureia. Não é um exame que dará uma avaliação do paciente como um todo.


Para o paciente ter um melhor resultado em sua diálise é importante que ele controle sua alimentação e hábitos diários, assim ele não acumulará toxinas e sua diálise será mais tranquila.

Comentários