Infecção urinária



É a partir da uretra que as bactérias entram no trato urinário e se multiplicam na bexiga causando inflamação em sua parede, podendo chegar aos rins.

A Infecção do Trato Urinário (ITU) pode ocorrer na bexiga e uretra (trato urinário inferior) – CISTITE


Quando ocorre nos rins (trato urinário superior) – PIELONEFRITE

A CISTITE  na maioria das vezes é causada por um tipo de bactéria proveniente do trato gastrointestinal, chamada Escherichia coli.

Principais sintomas:

1 – Disúria: dor para urinar.

2 – Polaciúria: vontade de urinar repetidas vezes e quando chega ao banheiro urina pouco.

3 - Urgência urinária: dificuldade que a pessoa tem em segurar a urina.

4 – Hematúria: sangue na urina, que pode ser visível ou não.

5 - Febre.

A URETRITE é causada por bactérias provenientes do trato gastrointestinal, mas pelo fato da uretra nas mulheres estar mais próxima da vagina, algumas infecções como herpes, gonorreia e infecção por clamídia podem levar à uretrite.

A PIELONEFRITE  é a infecção mais perigosa, causada por bactérias vindas da bexiga, que atingem os rins provocando inflamação. Caso ela não seja tratada a tempo e corretamente, o paciente poderá chegar a ter insuficiência renal.

A pielonefrite pode ser classificada como:

Pielonefrite aguda - a infecção surge de forma repentina e intensa, desaparecendo ao fim de algumas semanas ou dias.

Pielonefrite crônica - infecções bacterianas recorrentes e que não foram bem curadas, provocando inflamação prolongada nos rins e lesões graves que podem levar a insuficiência renal.

Os sintomas mais característicos da pielonefrite são dores nas regiões lombar, pélvica, abdominal e costas. Outros sintomas são: dor e ardência ao urinar, vontade constante de urinar, urina com mau cheiro, mal-estar, febre, calafrios, náuseas, sudorese, vômitos e urina turva.

Procure assistência médica e faça um exame de urina ao sinal de qualquer desses sintomas. O tratamento será feito através de antibióticos.

E se você for Paciente Renal Crônico fazendo diálise, fique mais atento ainda:
o perigo pode ser bem maior !

Saiba mais!...






Comentários