Sapatos do lado de fora!


SAPATOS DO LADO DE FORA!

Ouvimos falar que no Japão, por motivo espiritual ou de higiene, é comum as pessoas antes de entrarem nas casas, retirarem os sapatos e os deixarem do lado de fora. Eu acredito que eles estão certos!

Antes de entrar em casa e pisar nos tapetes ou colocar os pés no sofá ou na cama experimente retirar os sapatos e deixá-los na entrada de casa e ficar descalço, de meias, ou  calçando um par de chinelos. Acaba sendo tão confortável!

Na rua, nós pisamos em muitas sujeiras as quais muitas vezes nem percebemos. Imagine a cena: pisando em um cocô de cachorro, esfregando a sola do sapato no chão ou no gramado mais próximo para limpar. Você continua a andar, até o momento de voltar para casa. E você esqueceu onde pisou. Ah, meus sapatos estão limpos! Também pode ter pisado em água suja, urina de animais ou mesmo de pessoas, catarros, cuspe, excrementos de pássaros etc.  e se você entrar num banheiro público, então... Você entra em sua casa, pisa no assoalho e depois seus filhos, seus animais de estimação ou mesmo você poderá acabar sentando nesse tapete, levando milhões de bactérias para dentro de casa, ácaros para o sofá ou mesmo para sua cama. Eca!!

Se seus filhos forem pequenos ou engatinham pela casa, piorou a situação! Nessa fase eles levam tudo à boca, o que aumenta o nível de contaminação.

Esse preceito de higiene é tão fundamental para quem tem crianças pequenas ou para quem faz diálise peritoneal. É bom ter em mente que a bactéria que causa a peritonite pode muito bem ser trazida da rua através de solas de sapatos.

Minha chineleira para visitas que eu coloquei atrás da porta da entrada

Não é difícil implantar isso em casa. Deixe sempre um calçado para você usar dentro de casa.  Pode ser um chinelo de quarto ou uma pantufa, que por sinal são bem confortáveis.
Sempre que você for sair de casa, calce seu sapato do lado de fora. Ao retornar, deixe seu sapato de passeio na entrada e vista seu chinelo. Vai virar rotina! Peça para todos os moradores da residência participarem. No começo pode ser um pouco “atrapalhado”, mas nada como o hábito!

Quando amigos e parentes vierem à sua casa, diga que você está adotando uma tradição japonesa e peça a eles para trocarem seus sapatos por chinelos. Deixe alguns chinelos para suas visitas na entrada.

No meu quarto, local onde eu faço a minha terapia de diálise peritoneal, dormimos eu e o meu marido. Dentro do quarto nós não usamos o mesmo chinelo que usamos dentro de casa. Para reforçar a higiene nós trocamos por outro. Dessa forma, no hall da porta do quarto deixamos sempre o chinelo que usamos em outros cômodos.

Para cuidar e brincar com as cachorras, mexer nas plantas e serviços na área externa é certeza que os chinelos sujam de terra e não queremos que essa terra entre dentro de casa! Então, na porta, do lado externo, deixamos os chinelos “de quintal”.
Não esqueça de limpar sempre seus sapatos! Use água e sabão!

Posso afirmar que a casa fica mais limpa e com isso a chance de eu pegar uma nova peritonite ou qualquer outra infecção diminui bastante! Nós aprovamos!
É uma ideia que vale a pena tentar!

Em 2008, a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, realizou um levantamento onde foram detectados 421.000 tipos diferentes de bactérias que podem ser trazidas pelos sapatos. Os coliformes, presente nas fezes humanas, foram rastreados em 96% dos sapatos analisados pela pesquisa.

Dessas milhares de bactérias, apresento-lhes apenas três monstrinhos entre os mais terríveis:



Escherichia Coli –  que provoca diarreia, infecção urinária e doença respiratória.


Clostridium difficile – bacilo responsável por doenças gastrointestinais e quantidades relevantes das bactérias responsáveis pelas infecções do sistema urinário, pneumonias e outras doenças dos tecidos moles e das feridas abertas.



Serratia Marcescens – que provoca conjuntivite, queratite e, em casos mais raros, meningite e endocardite.



Comentários