Ultrafiltração - UF





Todos os meses, eu tenho consulta na unidade de tratamento dialítico. O médico que trata da diálise peritoneal deverá pedir mensalmente exames de rotina. Exemplos: cálcio sérico, creatinina, fósforo, potássio, sódio, ureia e TGP. Com todos os exames na mão o médico poderá saber como anda a sua terapia.

Todos os dias, antes de iniciar a diálise peritoneal eu me peso e anoto o meu peso e o horário de início da terapia. Após o término, logo cedo, eu me peso novamente e anoto o peso, a drenagem inicial e a UF (ultrafiltração).

Você deve se perguntar o que é ultrafiltração. UF é o fluido removido do seu corpo como parte da terapia de diálise. É a diferença entre a quantidade total de fluido preenchido e a quantidade de fluido drenado.


A ultrafiltração mostrada no final da sua terapia, representa a soma da UF removida do seu corpo para todos os ciclos de um tratamento atualizados no final de cada ciclo de drenagem. Se a UF for negativa, mais fluído foi preenchido do que a quantidade que foi drenada para a terapia atual. Neste caso, você poderá completar a terapia fazendo a drenagem manual, porém executada pela própria cicladora.







Comentários

  1. Essa informação e muito boa pra gente saber

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu te perguntar, vc faz quantas horas dr dialise ? E quantos litros entra em cada permanência? E qual seu peso seco? (So pra comparar comigo e saber se vc sofre o msm tanto q eu sofro) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laila, tudo bem?
      Cada paciente é diferente do outro, sendo assim, a terapia muda de um para outro.
      É difícil achar prescrições iguais.
      No final tudo dará certo! Um beijo.

      Excluir
  3. Boa tarde.

    Eu gostaria de saber se o gasto de energia subiu muito apos o uso da cicladora. Na minha casa, minha tia utiliza em torno de 9h por dia. E a conta dobrou, mas não tenho certeza se é a máquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Bianca!
      Eu também uso a cicladora durante 9h todos os dias. No entanto, a minha conta de energia não teve um acréscimo relevante.
      A cicladora, pra você ter uma ideia, gasta menos do que um ventilador ou um aparelho de ar condicionado ligado toda a noite. O problema deve ser outro no seu caso.

      Excluir
    2. Olá meu pai não paga conta de luz por ser paciente renal

      Excluir
  4. Boa noite!Algemas pode tirar minha dívida. Na verdade a UF tem que ser positiva ou negativa?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber pq dá baixa UF?pq isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A baixa UF ocorre porque o volume de líquido que entrou na infusão não drenou totalmente. Por ex.: infundiu 1.000ml e drenou 900ml. A máquina cicladora irá dar a mensagem de baixa UF, por quê? Porque a cicladora faz uma leitura e sabe que tem mais líquido para tirar além do que foi drenado naquele ciclo, lembrem que a baixa UF está principalmente relacionado a posição do cateter e funcionamento não adequado do intestino, mas também pode estar relacionado com o perfil da membrana peritoneal, por isso, é importante fazer o PET para adequar os ciclos de diálise.
      Quando a baixa UF está relacionada com o perfil da membrana peritoneal, isso quer dizer que o peritônio pode estar absorvendo o líquido por estar ficando muito tempo em permanência, mas é raro acontecer.
      Uma dica para o bom funcionamento do intestino é um jantar leve e duas ameixas secas antes de deitar.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá! Foi feita uma postagem referente ao PET. (Teste de Equilíbrio Peritoneal).
      Segue o link
      https://vivendoadialiseperitoneal.blogspot.com/2018/02/pet-teste-de-equilibrio-peritoneal.html
      Qualquer dúvida, se eu puder ajudar, escreva novamente.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Na diálise peritoneal apareceu na cicladora. Ufbaixo o quer dizer . Daí fiz a drenagem manual

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe começou a usar a cicladora tem dois dias e a UF de hoje deu negativo, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dirce!
      Na cicladora, vá na drenagem manual e tente drenar mais um pouco. É interessante, também, mudar de posição, pois fazendo isso você consegue deslocar o cateter no interior do peritônio.
      Mas a UF negativa não é preocupante se sua mãe ainda urina. O líquido que ficou retido será eliminado pela urina.
      Caso ela não urine mais ou urine pouco, o líquido é retido e o paciente pode ficar inchado.
      Se a UF continuar dando negativo, converse com a enfermeira responsável. Às vezes, poderá ser necessário mudar a prescrição de diálise.
      Um abraço.

      Excluir
  9. Durante 02 dias a cicladora está marcando no visor infusão e na verdade ela está drenando, o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem com você?
      Eu acho que possa ser problema da cicladora. Troque uma ideia com a enfermeira responsável pela diálise peritoneal.
      Espero que você consiga resolver logo.
      Um abraço.

      Excluir
  10. O que fazer quando na máquina está baixa uf

    ResponderExcluir

Postar um comentário