Diálise Peritoneal: providências iniciais

Quando o paciente com insuficiência renal crônica atinge cerca de 10% da sua função renal é chegado o momento de escolher entre fazer as sessões de hemodiálise na clínica da sua cidade ou mais próxima, ou fazer a diálise peritoneal que é realizada no aconchego do seu lar, que são as duas alternativas de tratamento renal. Caso o paciente tenha doador vivo e com histocompatibilidade assegurada poderá realizar o transplante renal.

Após conversar com o médico nefrologista e sendo a diálise peritoneal a terapia escolhida, o paciente e o familiar que o acompanhará deverão passar por um treinamento com cerca de dez aulas dado na clínica por enfermeira especializada.

O médico gastrocirurgião implantará um cateter de “Tenckhoff” no peritônio do paciente através de uma pequena cirurgia. O paciente aguardará cerca de duas semanas pra iniciar a primeira diálise. Nesse ínterim a enfermeira fará testes em seu cateter pra ver se está tudo em ordem.

Os pacientes em diálise peritoneal têm que se preocupar muito com o seu quarto. Ele deverá estar sempre limpo para não haver problemas com infecções. Tudo o que puder juntar poeira deve ser retirado. Animais de estimação no quarto, nem pensar, pois eles podem transmitir bactérias perigosas.

A enfermeira ou responsável pela diálise peritoneal em sua clínica ensinará todos os passos para uma diálise responsável.

A imagem abaixo mostra um quarto normal, com cortina, tapetes, livros, quadros e até um gatinho na cama. O que você acha que não está de acordo neste quarto para quem faz diálise peritoneal?


No quarto  deverá haver uma mesinha para a cicladora Home Choice (Baxter), que tem as seguintes dimensões:   47 x 37 cm e 17 cm de altura. Essa mesinha, que pode ser um criado mudo, tem que ser da mesma altura do colchão da cama do paciente. Outra mesinha auxiliar deverá ser disposta ao lado com espaço suficiente para acomodar as bolsas de solução dialítica.

Além da mesa, eu acho interessante ter um gaveteiro para colocar todo o material de assepsia (gazes, esparadrapos), panos para limpeza tipo Perfex, tesoura, álcool gel, álcool 72GL, máscaras, clamps, caps (tampinha do cateter). Eu mesma tenho um gaveteiro de plástico que deixo sobre uma mesinha.



Meu gaveteiro e minha garrafa pet graduada

Também é preciso lembrar que toda a solução dialítica utilizada deverá ser descartada de forma prática. A solução é afixar o dreno em um balde de 20 litros ou mesmo num garrafão de água mineral. No término da diálise, na manhã seguinte, é só descartá-lo no vaso sanitário. O balde acaba sendo a melhor solução porque, periodicamente, o paciente poderá mais facilmente recolher uma amostra da solução para testar a transparência do líquido.

Outra informação que também acho importante repassar: todo o material descartável que foi usado durante o procedimento não deve ser colocado no lixo reciclável (se tiver em sua cidade). Esse material deve ser colocado em uma lixeira no quarto, com saco preto, e descartado no lixo comum.

Se o paciente ainda urina, a recomendação é ter um recipiente no quarto para essa necessidade. Minha diurese noturna ainda é satisfatória e utilizo um funil e uma garrafa pet transparente e graduada (meu marido mediu e marcou em ml). De manhã eu sei exatamente a quantidade da minha diurese noturna.  



Cicladora Home Choice: 47 x 37 cm e 17 cm de altura


Agora você já sabe que o quarto do paciente deve ser um quarto limpo, prático, sem tapetes e cortinas que acumulam poeira e sem animais no quarto.

O que o paciente deve ter sempre em estoque para as sessões de DPA:

  • ·         Álcool gel com borrifador
  • ·         Álcool 72GL com borrifador
  • ·         Sabonete líquido antisséptico com borrifador para a lavagem das mãos
  • ·         Borrifador com o mesmo sabonete diluído com água para lavagem da cicladora, das bolsas e de todo o material
  • ·         Micropore e compressas de gaze estéril e de gaze hidrófila
  • ·         Pano para limpeza tipo Perfex, que pode ser comprado em rolos grandes, para uso único
  • ·        Papel toalha de boa qualidade (no meu caso instalei no banheiro um dispenser para papel  toalha interfolhado). Aliás, método muito mais prático e higiênico do que usar toalhinhas de tecido laváveis.
  • ·         Removex (solução para remover cola de esparadrapo)
  • ·         Fita crepe (para afixar o dreno no balde de descarte)
  • ·         Sacos pretos para lixo

Outra providência muito importante a ser tomada  é ter um local adequado para acomodação das caixas de solução dialítica e insumos para o tratamento da diálise peritoneal. Todo o material deverá ser colocado em local sem incidência de raios solares, sem umidade e limpo.

Para estocar as caixas, uma ideia é fazer dois pallets de 1m² cada, com altura suficiente para poder limpar por baixo. Cada caixa de solução dialítica mede 0,39 x 0,30 x 0,25 m(h) e pesa mais de 18 quilos. Em cada caixa tem 3 bolsas de 6 litros.

A quantidade de caixas para cada paciente dependerá da sua prescrição médica. Se o paciente usar duas bolsas de 6 litros por sessão de diálise, ele empregará 60 bolsas mensais e terá que acomodar  20 caixas de solução dialítica com peso total 360 quilos. 

Ainda há a caixa contendo 30 cassetes que quando cheia pesa 7,8 kg, só que é grande: ela mede 0,48 x 0,28 x 0,42 m(h). Há também caixa com outros insumos leves (caps, máscaras e micropore) que mede 0,40 x 0,20 x 0,14 m(h) e, periodicamente, uma caixa com a mesma medida onde vêm clamps, cinta e prolongamento do cateter.

Com essas providências iniciais o paciente e sua família poderão começar a diálise peritoneal com mais tranquilidade, sabendo que não é difícil de fazer.

Só é preciso ter muito cuidado com a higiene (principalmente do cateter) e ter muita paciência. 

No final dá tudo certo!

Boa sorte!

Comentários

  1. Excelente matéria, obrigada!
    Estou em treinamento e vou começar a fazer a diálise peritoneal.
    Suas informações reforçaram as minhas.
    Estou confiante.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia!
      A diálise peritoneal é uma ótima opção de tratamento.
      Com um bom treinamento, você fará a diálise com muita tranquilidade. Tire todas as suas dúvidas e pergunte sobre tudo o que você achar que ainda não entendeu direito. Isso vai te ajudar muito.
      Boa sorte!
      Um abraço.

      Excluir
  2. Olá, irei fazer o implante do cateter nesta semana. Estou tensa pois nunca fiz cirurgia ...nunca tomei anestesia geral....penso na dor após a cirurgia, enfim, estou apavorada!!!!!Quais seus comentários sobre este momento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não fique preocupada, a cirurgia é bem simples, rápida e você tem alta no mesmo dia. A anestesia é local.
      A dor é relativa, tem pacientes que são mais sensíveis.
      Não se apavore, em 15 dias no máximo, você estará com seu cateter implantado e iniciando a sua diálise. Com o tempo você nem lembrará que ele existe, obviamente tomando todos os cuidados que o cateter exige para não contrair infecção.
      Boa cirurgia!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Sobre o descarte dos materiais (bolsas e cassete) , nestes meses/anos de tratamento, já teve algum impedimento por parte do município de descartar o material no lixo orgânico? Aqui na minha cidade estou tendo problemas com esse descarte (apenas das bolsas e cassete no lixo orgânico) o município alega que não é de responsabilidade dele em recolher e que eu não posso dispensar esse material no lixo orgânico, pois o aterro não está preparado para isso, além do que alegaram que poderia contaminar os funcionários que recolhem o lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?
      Há quanto tempo você faz a diálise peritoneal e está com esse problema por parte do município? Qual é a sua cidade?
      Esse descarte não é contaminante!

      Excluir
    2. Complementando a resposta sobre o descarte dos materiais.
      Há uma norma regulamentadora na Anvisa – RDC 22/2018, que orienta sobre o descarte dos materiais de diálise peritoneal.
      Os materiais de Diálise Peritoneal são classificados como Grupo D pela Baxter, ou seja, não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde e ao meio ambiente, uma vez que o efluente drenado já é descartado no vaso sanitário, sendo, portanto, os demais itens considerados resíduos domiciliares, assim como fralda, papel higiênico, absorvente etc.
      O melhor a se fazer é pedir para enfermeira responsável pelo paciente, que encaminhe a orientação da Baxter sobre o descarte de materiais para Secretaria da Saúde do município ou outro órgão pertinente.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Oi Helia! Muito obrigada pelas informações. Minha filha vai começar a diálise peritonial. Ainda não iniciamos o treinamento e suas informações foram mto úteis pra preparar a infra estrutura que vai acomoda-la. Existe alguma material para leitura, além da sua explicação, que foi excelente, para que eu possa ler para preparar o quartinho da saúde dela? Eu preciso trocar a cama, que é de solteiro, normal, por uma box, mais alta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Larissa!
      A diálise peritoneal foi uma boa escolha para a sua filha. É um tratamento mais tranquilo.
      Vou ver se encontro algum texto na internet, mas o que irá ajudar mesmo será a sua experiência no dia a dia. E qualquer dúvida, durante o treinamento, vá perguntando para a enfermeira responsável.
      A cama de solteiro pode continuar sendo a mesma. O importante é a cicladora ficar na mesma altura da cama. Aí vai depender da altura da mesinha que será colocada a cicladora.
      Um abraço.

      Excluir
  5. Boa noite Hélia! Meu irmão irá fazer a diálise peritoneal, por favor, sabe me dizer se podemos tirar as bolsas de diálise das caixas e armazenar dentro de armários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia!
      Na minha opinião é melhor manter as bolsas dentro das caixas lacradas. No entanto, eu sei de apenas uma pessoa que mandou fazer um armário exclusivamente para guardar as bolsas. Acho complicado, pois poderá haver prescrição de dois tipos de bolsas e aí fica mais difícil o acondicionamento.
      Aconselho que seu irmão se informe com a enfermeira da diálise peritoneal se é válida essa ideia.
      Um abraço

      Excluir
  6. Alguém consegue me dizer quantos metros quadrados eu necessito ter em casa para armazenar as caixas quando as bolsas são de 2L?

    ResponderExcluir

Postar um comentário