Diálise Peritoneal: dicas sobre o material utilizado

Tudo o que você for usar para fazer a diálise peritoneal vai depender da sua prescrição médica. Como cada paciente apresenta um quadro diferente (sujeito a alterações no decorrer do tratamento), isso gera prescrições também diferentes.

Na Diálise Peritoneal Automatizada são empregadas, em geral, bolsas de 6 litros de solução dialítica. Mas pode haver casos onde são adicionadas bolsas de 2.5 litros ou 1 litro. O mais comum é a utilização de duas bolsas de 6 litros.

A quantidade e a concentração de glicose das bolsas enviadas mensalmente ao paciente serão de acordo com a prescrição médica.   Por exemplo: se o médico prescrever  - baseado nos resultados dos exames do paciente - que a diálise deve ser feita com o emprego de duas bolsas de 6 litros, sendo uma de selo verde (concentração de 2,5%) e uma de selo amarelo (concentração de 1,5%), com 5 ciclos e um volume de infusão da solução de 1.800 ml em cada ciclo, com permanência de 1h37min da solução na cavidade peritoneal, será utilizado um total de 9 litros das soluções e, somando-se os tempos de permanência com os tempos de drenagem, dará um tempo total de 10 horas de diálise por noite. A máquina será programada pela enfermeira para executar exatamente essa prescrição.


Isso significa que, no exemplo citado, o paciente consumirá mensalmente  30 bolsas de cada concentração e receberá em sua casa, na data programada. 10 caixas de solução de 1,5% e 10 caixas de solução de 2,5%, num total de 20 caixas, já que cada uma comporta 3 bolsas.

Para o início do tratamento a Clínica fornece um estoque inicial de bolsas e insumos e já programa a entrega com a Baxter. Com isso sempre sobrarão bolsas e insumos que servirão como estoque de emergência, caso haja algum atraso na entrega (o que nunca aconteceu, pelo menos comigo).

Assim, todo mês, na data programada, a entrega será realizada pela transportadora contratada pela Baxter. No meu caso é no dia 5 de cada mês.

Juntamente com  as caixas das bolsas virão: uma caixa com os cassetes e uma caixa com os caps mais 50 máscaras descartáveis e 2 rolos de esparadrapo micropore. Para quem vai iniciar o tratamento com DPA, na primeira entrega também virão os clamps e a extensão do cateter (que tem que ser trocada periodicamente), além de uma caixa com a bolsa para o transporte da cicladora.

Cada caixa de solução dialítica mede 0,39 x 0,30 x 0,25 m(h) e pesa mais de 18 quilos. Em cada caixa tem 3 bolsas de 6 litros.

Ainda há a caixa contendo 30 cassetes que é mais leve só que é grande. Ela mede 0,48 x 0,28 x 0,42 m(h). Há também caixa com outros insumos que mede 0,40 x 0,20 x 0,14 m(h).
É importante observar que, dependendo da prescrição do paciente, ele poderá utilizar até 3 bolsas por noite.

Esse material deve ser colocado em local sem incidência de raios solares. Para a estocagem  recomendo fazer dois pallets com 1m² cada, com altura suficiente para poder limpar por baixo.

No meio do tratamento sua prescrição poderá mudar e aí você ficará com material sobrando em “stand-by”, então você terá que fazer um constante remanejamento de caixas. Assim, os pallets são a melhor solução. Mesmo porque você terá que guardar no mesmo local as caixas com álcool gel, álcool 72GL, gaze estéril, gaze hidrófila, esparadrapo micropore, sabonete líquido antisséptico, papel toalha etc.

As caixas com solução não utilizada deverão ser guardadas, pois futuramente a prescrição poderá mudar e elas voltarão a ser empregadas.

Comentários

  1. Olá, eu estava querendo dizer que recebi sua atencao e resposta sobre a pergunta que deixei, obrigada, sou eu que tenho uma tia que esta fazendo esse procedimento, e fiquei tao espantada com a quantidade de material e foi quando achei seu Blog. Li tudo, a mensagem, lembro que voce contou sua historia que desde novinha teve um problema e desse problema mais tarde evoluiu pra essa diálise, mas todo dia pra procurar o email porque nao respondi quando li,e sumiu, ou apaguei e hoje recuperei. Espero que voce esteja bem, e minha tia nao tive noticia mas deve está bem. Um abrao tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilma, obrigada pelo carinho e me desculpe a demora em responder.
      Sua tia ficará bem, é só ela se cuidar direitinho que no final tudo dá certo.
      Fique com Deus!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Aqui em casa mandamos fazer um móvel, em prateleiras, como nossa casa é muito pequena, ficou mais viável gastar com esse móvel planejado. Assim quando chega o material, tiramos das caixas e colocamos as bolas na prateleira. Também fizemos um móvel pra colocar a máquina com rodinhas, assim ficou mais fácil pra sair do quarto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aliane!
      Nada como um móvel planejado para deixar tudo no lugar certo. Parabéns, pela organização.
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário