Embolização Vascular | Aneurisma Cerebral





05 de setembro de 2017, data marcada para a embolização de um dos meus aneurismas cerebrais. Justamente o mais complicado. Não fiquei preocupada, pois sabia que estaria em boas mãos com uma equipe médica de primeira.

Eu já tinha uma ideia de como seria feita a embolização. É claro, que pesquisei, questionei com o médico e resolvi fazê-la. Não tem jeito!  Ou resolvia esse problema, ou desistia do transplante renal! 

Há 18 anos  eu soube que tinha esse aneurisma e não quis mexer. Preferi deixá-lo do jeito que estava. Eu não queria "abrir a cabeça" (cirurgia aberta), que era, na época, o método mais utilizado. E o medo das sequelas? Não! Ficar numa cama, ficar impossibilitada de fazer as coisas...eu não sei o que é ficar parada! É muita angústia.

Como o método da Embolização Vascular evoluiu no campo da Radiologia Intervencionista, eu me senti segura. E também tive a sorte de receber o encaminhamento para um Radiologista Intervencionista competentíssimo, que, logo na primeira consulta me inspirou muita confiança. Após o exame de Angiografia Cerebral foi constatado que eu possuía mais um aneurisma na artéria vertebral esquerda.

Pois bem! Foi feita a embolização em uma cirurgia que demorou 4 horas. Sim, 4 horas! A preparação da cirurgia começou às 13h e só me dei conta que acabou quando estava na UTI para recuperação. No dia seguinte, eu tive alta e fiz a minha diálise peritoneal à noite, já em minha casa, ao lado do meu amado marido. O procedimento foi demorado porque o aneurisma, além de ser de colo largo, era espelhado, ou seja, tinha um em cada lado da artéria vertebral direita.  Quando o aneurisma é de colo estreito, o procedimento é mais rápido.

Enfim, dentro de um mês farei uma nova embolização do meu segundo aneurisma. Este é longo e bojudo. Segundo o médico, será colocado um stent isolando o  aneurisma que, por não receber mais irrigação sanguínea, irá necrosar naturalmente.

Depois dessa embolização estarei apta a receber um transplante renal sem correr maiores riscos. Como todos que aguardam na fila de transplante, espero que ela ande rápido e que eu consiga um rim compatível e perfeito pra mim!

Comentários