Implante do cateter Swan Neck

Finalmente chegou a hora da minha contagem regressiva para voltar para a Diálise Peritoneal.

Em março fiz a cirurgia de implante de um novo cateter no meu peritônio. O primeiro implante foi  com o cateter Tenckhoff, e agora foi o Swan Neck  (pescoço de cisne), considerado mais eficiente para o meu caso de rins policísticos.

A enfermeira da clínica de diálise testou e aprovou. A infusão e drenagem estão excelentes! Que alívio!

Agora tenho que cuidar muito bem dos meus cateteres. Sim, no plural, porque ainda tenho o cateter da hemodiálise no tórax (Permcath). Continuarei fazendo a hemodiálise até o óstio do cateter do peritônio ficar bem cicatrizado.

Meu banho está sendo mais demorado porque tenho que lavar muito bem os dois cateteres. Todo cuidado e higiene são fundamentais.

Há uma previsão que eu continue a fazer a hemodiálise por uns 15 dias. O médico vai retirar o cateter Permcath somente depois que iniciar a diálise peritoneal com sucesso. Só então voltarei para a Diálise Peritoneal no aconchego do meu lar e do meu maridão.




Os cuidados com o cateter peritoneal no pós operatório:
  • Tomar banho diariamente.
  • Lavar sempre as mãos antes de manusear o equipo do cateter bem como o local de saída e manter o cateter sempre fixado para evitar tracionamentos.
  • Inspecionar diariamente o local de saída do cateter quanto a sinais de infecção: vermelhidão, calor, dor, edema e secreção. Comunicar o médico e enfermeira da Diálise Peritoneal em qualquer intercorrência.
  • Não movimentar ou torcer o cateter.
  • Manter a ponta da extensão universal fixada. Durante o banho, o jato de água deve ser direcionado de cima para baixo. Com uma gaze ou com a mão limpa e sabão neutro fazer a limpeza do óstio e cateter com movimentos giratórios.
  • Nunca remover crostas ao redor do cateter. Amolecer as crostas no banho com água e sabão, caso não saia umedecer uma gaze com água e manter por 2 minutos sobre o cateter. Lavar após.
  • Retirar a crosta cuidadosamente sem forçar; caso a crosta não saia de imediato, repetir este procedimento toda vez que tomar banho. Lembre-se: a crosta deve sair naturalmente.
  • Local de saída ideal (óstio): bem cicatrizado e sem a presença de crostas ou secreções purulentas.
  • Após o banho, o orifício de saída deve ser seco com uma toalha limpa e seca de uso único.
  • A cobertura no local da inserção do cateter deverá ser mantida até cicatrização local, de acordo com a avaliação da enfermeira responsável pelo programa de diálise peritoneal.
  • Fixar o cateter com uma fita adesiva ao abdome, dois dedos abaixo do orifício de saída respeitando a posição do implante.
  • Não fixar o cateter abaixo da linha de cintura. Lembre-se: respeite a posição de implante para que não ocorra trauma.
  • Não é necessário o uso de tesouras para cortar a fita adesiva para fixação do cateter. Mantenha objetos cortantes longe do cateter.
  • Não usar cintos e roupas apertadas sobre o orifício de saída do cateter.
  • Tomar banho de sol por cinco minutos diariamente sempre antes das 10 horas e após as 16 horas.
  • Não é recomendado o uso de banheiras, banho de mar ou piscinas.
  • O retorno ao Centro de Diálise para o "Break-in" deve ocorrer uma vez por semana.
  • Durante este período todo esforço deve ser feito para evitar vazamento de líquido ao redor do cateter.
  • O cateter é de uso exclusivo para a diálise peritoneal.

Comentários