Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua - CAPD

No meu primeiro post (18/11/2015) eu falei sobre a DPA - Diálise Peritoneal Automatizada.

Depois da minha experiência de mais de um ano na DPA escreverei sobre a diálise manual conhecida como CAPD (Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua), que estou fazendo agora.

A vida é feita de experiências e conquistas! E eu quero compartilhar com vocês essa nova experiência pela qual estou passando.

Já foi dito que eu tive peritonite, que fiz uma cirurgia para retirar o cateter, que passei sete meses fazendo hemodiálise e que fiz o implante de um novo cateter no peritônio.


A diálise peritoneal, como já foi dito, é um procedimento para pacientes com insuficiência renal crônica ou aguda (lembrando que o paciente pode optar pela hemodiálise). 

Há dois modos de fazer o tratamento com diálise peritoneal:

  • 1.    Com a máquina (cicladora): DPA – Diálise Peritoneal Automatizada ou, em inglês, APD Automated Peritoneal Dialysis.

  • 2.    Modo manual: DPAC – Diálise Peritoneal Ambulatorial Continua ou, em inglês,CAPD - Continuous Ambulatory Peritoneal Dialysis.

A diálise peritoneal utiliza o peritônio que é uma fina membrana que reveste os nossos órgãos – intestino, fígado, estômago... (post 28/11/2015 – Peritônio).

A colocação do cateter no peritônio é uma das principais  providências a ser tomada, pois será através dele que o paciente fará a sua diálise. O médico nefrologista indicará os gastrocirurgiões especializados em implante de cateter.

Após o implante do cateter em aproximadamente 15 dias o paciente poderá iniciar a diálise peritoneal.

Após uma boa conversa entre o paciente, o médico e familiares e feita a escolha da diálise peritoneal, serão necessários alguns procedimentos para iniciar essa opção de tratamento para insuficiência renal.

Primeiro o paciente e o familiar que o acompanhará farão um treinamento com a enfermeira do Centro de Diálise especializada em diálise peritoneal (na minha clínica a enfermeira é excelente). 

As pessoas envolvidas deverão ter toda a atenção para aprender a manipular todo o material utilizado neste procedimento. Lembre sempre que o paciente  será o grande responsável por todo o procedimento.

Será necessário aprender a técnica de lavagem de mãos. Isso será um dos passos mais importantes durante a diálise, o que ajudará a evitar contaminações por bactérias. Higiene é fundamental para quem faz diálise peritoneal e na verdade só fará bem para toda a família.

O local utilizado para fazer a diálise também deverá ser limpo diariamente retirando-se do local tudo que possa acumular poeira (ex: cortinas, quadros, enfeites etc.).

Os pacientes que fazem esta modalidade têm que ser muito organizados. É fácil perder um horário. No meu caso estou fazendo 4 trocas diurnas, ou seja, são 4 horários na cabeça pra guardar. O modo que eu achei mais fácil foi agendar os horários no celular, assim ele me avisa com antecedência para que eu me prepare.

A enfermeira da diálise peritoneal me aconselhou a deixar o material sempre limpo. Deixo as bolsas de diálise que serão usadas durante o dia limpas e em uma caixa plástica com tampa.

Todo o material a ser utilizado na terapia está acondicionado em caixas plásticas de vários tamanhos, cada material em sua caixa etiquetada e no gaveteiro plástico. Todas as caixas sendo de plástico fica mais fácil sua limpeza e desinfecção.


Imagem: Renal Vida

Comentários