Alerta para a Insuficiência Renal Crônica




Antes de falar sobre a hemodiálise eu faço um alerta: A Insuficiência Renal é uma doença silenciosa e traiçoeira que pode ser detectada antes que um problema maior aconteça.

Nós temos vários órgãos, entre eles, os rins, que são maravilhosos, engenhosos e incríveis. Eles são responsáveis por muitas funções em nosso corpo.  E a gente os conhece tão pouco!

Eles são tão pequenos e trabalham muito! Cada um deles mede praticamente o tamanho do nosso punho fechado. O formato parece o de um grão de feijão.

Os rins recebem cerca de 1litro de sangue por minuto, ou seja, cerca 
de um quarto do sangue bombeado pelo coração.

O volume de sangue de cada pessoa corresponde por volta de 7% do peso e da composição do corpo humano (peso e altura). Sendo mais ou menos assim: um adulto com 75 kg deverá ter por volta de 5,25 litros de sangue.

Os rins filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de doze vezes por hora. Deste modo, o sangue que chega aos rins através da artéria renal volta limpo ao coração. Esse processo limpa as toxinas do nosso corpo, que são eliminadas através da urina.

Quando os rins não conseguem mais expelir as toxinas e elas começam a se acumular no organismo temos a uremia, que é uma alta concentração de ureia no sangue.

Duas toxinas são usadas para avaliar a insuficiência dos nossos rins: a ureia e a creatinina. 

São dois exames que seu médico sempre deverá pedir para saber como andam seus rins! 

Não deixe para depois, a doença renal é silenciosa e traiçoeira. E se os seus rins chegarem à situação de Insuficiência Renal Crônica, será tarde demais.  Aí, fatalmente, como forma de sobrevida, o paciente terá que recorrer à Hemodiálise ou à Diálise Peritoneal enquanto aguarda pelo transplante renal.

Funções dos rins:

São três as principais funções dos rins:

  1. Eliminar o excesso de água, sais e eletrólitos do organismo.
  2. Eliminar as toxinas.
  3. Produzir:
a)    Eritropoietina (glóbulos vermelhos)
b)    Vitamina D (absolve o cálcio)
c)    Renina (regula a pressão arterial)


Vamos cuidar de nossos rins? J

Comentários

  1. Depois que meu pai teve IRC, prestei muito mais atenção aos meus rins. Temos que cuidar mesmo, pois não damos a devida atenção!

    ResponderExcluir
  2. Olá Hélia. (Este email é da minha namorada).
    Você não imagina o quanto você me tranquilizou ao ler suas postagens. Li todos os tópicos. Tenho 43 anos e tenho irc no grau 3 descoberto recentemente. Sou separado, tenho uma filhinha de 6 anos e moro com minha mãe. Perdemos meu pai em março e estamos mto mal com essa perda é de repente vem a notícia que tenho irc! Imagine o drama aqui em casa. Minha mãe já sofreu tanto é ainda perdemos um irmão assassino a 13 anos... resumindo: estávamos mto mal mas lendo sua história, nos enchemos de esperança. Você foi como uma luz que surgiu para nós nesse momento tão difícil. Obrigado por você ter criado esse espaço que tenho certeza que irá acalmar os corações de muitas pessoas. Ainda lutarei muito para desacelerar esse processo, nas se um dia chegar, também optarei por esse método. Gostaria de saber se existe alguma dificuldade em receber do governo federal todo esse equipamento e soluções? Gostaria de saber também quem é seu nefrologista porque aqui na minha cidade só tem dois e eles divergiram sobre o meu problema. Um disse que é nefrocalcinose e o outro disse que é irc normal. Um grande abraço e fique com Deus!! Att. Rubinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rubinho! Boa noite!
      Fico feliz por ter te tranquilizado. Sinceramente eu penso que a IRC tem um tratamento que faz com que a gente possa sobreviver com dignidade. Há tantas doenças sem essa possibilidade!
      Por enquanto, sua IRC está no nível 3. Considere cuidar rigorosamente da sua alimentação, faça caminhada ou algum exercício físico leve da sua preferência.Isso ajudará a desacelerar esse processo.
      Você só entrará em hemodiálise ou diálise peritoneal quando sua IRC chegar no nível 5 (estágio final). Aí sua função renal estará mais ou menos em 10%. E somente quando tiver início uma dessas terapias, você poderá entrar na fila do transplante, caso não tenha doador familiar.
      A cicladora, bem como todo o material necessário ao tratamento, são fornecidos pelo Centro de Diálise da sua cidade ou da cidade mais próxima, sem custo, tudo bancado pelo SUS. Da mesma forma o tratamento por hemodiálise.
      Em que cidade você mora?
      Espero ter ajudado e fico à sua disposição para mais informações.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Rubinho, entre em contato no meu e-mail (helia.prestes@gmail.com)

      Excluir
  3. Ana, seria muito bom se todos pensassem como você. Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário