Diálise Peritoneal com icodextrina

Fiz um exame chamado PET (Teste de Equilíbrio Peritoneal). Neste teste, feito em ambulatório, é feita uma infusão manual com  uma bolsa de 2 litros de Dianeal e, findo o tempo de permanência de 2 horas, o líquido é drenado para análise  e uma avaliação para que o médico possa fazer a prescrição mais apropriada de diálise para cada paciente.

Quase sempre há mudança da prescrição ao se fazer um novo exame de sangue mensal, pois através dele o médico poderá corrigir  as disfunções, como exemplo o fósforo e potássio alto, o nível de ferro (anemia), ureia e creatinina, entre outros. Essa correção é feita pelo médico com a prescrição de alterações na diálise e também com o emprego de medicamentos.

O teste do PET é utilizado, principalmente, para averiguar se as toxinas passam pelo peritônio de forma rápida ou lenta da circulação sanguínea para o líquido de diálise.
Se as toxinas forem transferidas lentamente, diz-se que a pessoa é um “baixo transportador”. Neste caso, é necessário ficar mais horas fazendo a diálise.

Se as toxinas forem transferidas rapidamente, diz-se que a pessoa é um alto transportador.
O resultado do meu PET diz que eu sou baixa transportadora. Por isso, hoje a minha prescrição de diálise mudou. Eu passei a usar, além das  duas bolsas de de 6 litros de Dianeal, mais uma bolsa extra de 2 litros de icodextrina ou “Extraneal” (nome comercial da Baxter para a solução à base de icodextrina).

 Na foto abaixo a icodextrina é a bolsa menor,  localizada à direita.


 A icodextrina não contém glicose. Ela atua como um agente osmótico (permitindo a retirada do excesso de água e as toxinas do corpo) quando administrado por via intraperitoneal.  Eu passo o dia todo, por volta de 11 a 12 horas, com 800 mililitros de icodextrina no meu peritônio.

A minha prescrição médica ficou assim: por volta das 20 horas (hora que normalmente eu já estou conectada) é o início da drenagem da icodextrina  (Extraneal) que foi infundida pela manhã. Essa drenagem leva por volta de 20 minutos (uma coisa muito importante para uma boa drenagem é ter o correto funcionamento dos intestinos). Após a drenagem, começa a infusão de 2 litros de solução Dianeal. Essa solução ficará 2 horas em permanência. Após esse tempo, essa solução será drenada. Novamente, uma infusão de 2 litros de Dianeal e sua drenagem duas horas depois. Serão, no total, quatro infusões e quatro drenagens de Dianeal. Após essa última drenagem, uma infusão de 800 ml de icodextrina (Extraneal) que ficará no peritônio durante todo o dia até o início da terapia à noite quando ela será drenada.

O cassete da cicladora tem 5 linhas. A linha azul, que anteriormente eu não utilizava, agora é somente para a última infusão, que no meu caso é a icodextrina .


Com esta nova prescrição e novo hábito alimentar, no meu próximo exame espero que meus níveis de ureia e fósforo estejam dentro do desejado e que  minha anemia tenha melhorado.

Comentários