Vacinas – pré-transplante renal




Desde o nosso nascimento tomamos várias vacinas. Todo indivíduo deverá ter uma carteira de vacinação e ser responsável por ela.

Após ter começado a diálise, meu médico pediu para eu tomar algumas vacinas para imunizar essas doenças do meu corpo. Após o transplante renal é de praxe tomar alguns medicamentos como imunossupressores. Isso vai deixar o nosso organismo vulnerável, ou seja, é muito mais fácil eu pegar um resfriado ou qualquer outra doença.

As vacinas que eu tomei:

·         Hepatite A – É transmitida através da alimentação e da água.

·         Hepatite B – É transmitida através do sexo ou do sangue contaminado.

Hepatite é uma inflamação/infecção que afeta o fígado. Para as hepatites A e B existem vacinas. Para a hepatite C não há vacina.

·         Sarampo/Caxumba/Rubéola

Sarampo Sintomas

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. Acredita-se que estas complicações sejam desencadeadas pelo próprio vírus do sarampo que, na maior maior parte das vezes, atinge mais gravemente os desnutridos, os recém nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.

Caxumba Sintomas

A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e aos mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar. Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte.

Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade. Por isso, é necessário redobrar a atenção nestes caos e ter acompanhamento médico.
A caxumba é causada por um vírus, que se dissemina de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias (por exemplo, ao espirrar) ou por contato direto com itens que foram contaminados pela saliva infectada.

Rubéola – Sintomas

Após um período de incubação, que varia de duas a três semanas, a doença mostra seus primeiros sinais característicos: febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo. A rubéola é comumente confundida com outras doenças, pois sintomas como dores de garganta e de cabeça são comuns a outras infecções, dificultando seu diagnóstico. Apesar de não ser grave, a rubéola é particularmente perigosa na forma congênita. Neste caso, pode deixar sequelas irreversíveis no feto como: glaucoma, catarata, malformação cardíaca, retardo no crescimento, surdez e outras.

A doença é causada por um vírus disseminado pelo ar ou por contato próximo.

·         Pneumo 23

A vacina reduz o risco de infecções graves causadas pelo Streptococcus pneumoniae (“pneumococo”). Esta bactéria é causa comum de infecções respiratórias (otite, sinusite, pneumonia), e também pode ocasionar infecções generalizadas (meningite, sepse).

·         Dupla adulto

A vacina dupla adulta (dT) é indicada como reforço para tétano e difteria, após os 7 anos de idade. Deve ser atualizada a cada dez anos, em todos os indivíduos.

Tétano

O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral. Quando os músculos do pescoço são atingidos, há dificuldade de deglutição. No caso de contratura muscular generalizada e rigidez muscular progressiva, são atingidos os músculos reto-abdominais e os do diafragma, o que leva à insuficiência respiratória. O doente pode sofrer de crises de contraturas, geralmente desencadeadas por estímulos luminosos, sonoros ou manipulação da pessoa, podendo levar à morte.

O tétano neonatal é decorrente da contaminação do cordão umbilical em recém nascido (criança com até 28 dias de vida). Neste caso, o sistema nervoso é afetado e o tétano provoca forte dores, fazendo com que a criança tenha contrações, chore bastante e sinta dificuldade para mamar.

Difteria

A difteria (crupe) é uma doença bacteriana aguda, cujas lesões características são membranas branco-acinzentadas aderentes, circundadas por processo inflamatório que invade as estruturas vizinhas, localizadas mais frequentemente nas amígdalas, laringe e nariz. A doença compromete o estado geral do paciente, que apresenta febre, cansaço e palidez. Há dor de garganta discreta. Em casos mais graves pode haver edema intenso no pescoço, aumento de gânglios linfáticos na região e até asfixia mecânica aguda pela obstrução causada pela placa.

·         H1N1


Como paciente renal crônico tomei esta vacina.

Comentários