Oito meses de diálise peritoneal

Hoje faz oito meses que comecei a fazer diálise peritoneal. Não foi nada fácil e continua não sendo, mas dá pra levar. É uma terapia alternativa pra quem sofre de insuficiência renal crônica enquanto aguarda um órgão para transplante. O tempo que terei que aguardar para fazer o transplante renal eu não sei, talvez um dia próximo ou longínquo. 

Mas um dia, com certeza, eu receberei a notícia de que apareceu um rim pra mim.  Eu estou cadastrada na lista de espera para transplantes renais, mas ainda tem muita gente na minha frente. Enquanto isso eu vou me acostumando com a rotina da terapia, aprendendo, pesquisando e vivendo a diálise peritoneal a cada dia.



Na doação de um órgão, no meu caso um rim, o melhor seria se eu tivesse um irmão ou parente que quisesse e pudesse doar. O melhor doador seria aquele que, além da compatibilidade do tipo de sangue, tem os antígenos de histocompatibilidade mais semelhantes ao meu.  Esses antígenos são determinados através da tipagem HLA (abreviatura em inglês de Antígenos Leucocitários Humanos).

Minha enteada foi a primeira a oferecer um rim para transplante. Ela tem uma filha, muito amada por mim, ela é muito espoleta, adora subir em árvores, muros e por aí vai. Isso me lembrou do meu marido, que quando garoto, subiu em uma mangueira e, caindo no chão, acabou por perder um rim. Nem posso pensar em algo semelhante. E se algo acontece e ela precisa? Nem pensar!

Meu enteado também teve o mesmo gesto de amor, mas além de não ser compatível, ele é hipertenso e pai de uma linda netinha, que eu adoro,  e já vai ser papai de novo. Pela mesma razão exposta acima eu não poderia aceitar, mesmo que houvesse compatibilidade.

Meu sobrinho falou em ser doador, mas como ele tem filhas, eu não me sentiria nada bem caso um dia alguma delas pudesse precisar do mesmo órgão. Meus rins são policísticos, doença genética, não desejo a ninguém, mas a gente não sabe o que pode acontecer no futuro.

Também duas filhas de amigas queridas que, quando souberam da minha situação, queriam doar um de seus rins. Uma delas é da cidade que eu moro, outra é de Curitiba. Elas são lindas! Têm muita vida pela frente!  Não acho justo privá-las de um órgão.

Além do mais, para se conseguir uma doação de um rim de uma pessoa que não tenha grau de parentesco direto (pai, mãe, filhos, esposa ou marido, sobrinhos, tios ou primos em segundo grau) é preciso entrar com uma Petição Judicial, morosa e burocrata.  No fundo isso está certo, pois serve para evitar o comércio ou contrabando de órgãos.

Eu posso aguardar um rim de alguém que não irá precisar mais dele. Ou, sendo mais clara, de um cadáver cuja família decidiu ajudar outras pessoas e doar os órgãos do falecido. Todo mundo deveria pensar seriamente nisso!

Porém, temos que encarar a dura realidade: além do nosso país contar com um baixo número de doadores de órgãos, não tem a infraestrutura necessária para recebê-los, classificá-los e realizar seu transporte com a máxima urgência para os centros de transplante. Você já pensou em quantos órgãos vitais são perdidos por esse Brasil afora?


Uma pergunta que muitas pessoas me fazem é sobre se eu ainda urino.  Sim, eu ainda urino. Não é porque sofro de insuficiência renal crônica que eu não urinaria. Meus rins ainda funcionam um pouquinho. Durante a noite eu urino bastante.  Chego a urinar um litro e meio, o que é um volume grande. Isso não quer dizer que meus rins estão funcionando bem.  Pelo contrário.  Esse volume se refere à incapacidade dos rins de concentrar a urina, resultando, portanto, num líquido claro. Quem faz hemodiálise logo perde a capacidade de urinar, tendo que se abster de ingerir líquidos e consumir somente alimentos que não produzam muita água. 

Comentários

  1. Blog excelente! Muito útil! Dessa forma, todos que passam por diálise peritoneal podem se informar melhor! Obrigado por tudo, Helia! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente doação de órgãos é um tabu, ninguém pensa nisso quando morre alguém próximo. Precisamos mesmo falar mais sobre o assunto!
    Você tem sido muito forte e vai vencer essa luta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário