Doação de órgãos e tecidos

Todas as pessoas podem ser doadoras de órgãos e tecidos.  Para isso, basta avisar a sua família, pois será ela que, após o seu falecimento, tomará todas as providências para que o seu desejo seja realizado.  

Informando ao médico que atendeu o paciente ou entrando em contato na Central de Transplantes, a família poderá doar todos os órgãos do parente falecido. Hoje, pela Lei, é sua família a responsável pela decisão.

Por que não ser doador de órgãos e tecidos? Se pudermos ajudar ao próximo após a nossa morte qual o motivo de não fazer esse bem? Quantas pessoas enxergam hoje, graças ao transplante de córneas? Isso, apenas um exemplo.

Em vida, por Lei, pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos podem ser doadores. Somente com autorização judicial, quem não for parente, poderá ser doador.

Podemos ajudar também em vida, pois o doador vivo poderá doar um rim por ser um órgão duplo, uma vez que, tanto o receptor quanto o doador, poderão levar uma vida normal com apenas um órgão.

Além do rim, o doador vivo poderá doar a medula óssea que é obtida por meio da aspiração óssea direta ou pela coleta de sangue. E também, uma parte do fígado ou pulmão.

Lembrando que os órgãos não podem ser comercializados.

Maiores informações sobre a Lei 9.434/1997  - doação de órgãos e tecidos, acesse:


Uma pessoa que, ao morrer, deixou avisado aos seus familiares que queria doar seus órgãos, beneficiará umas dez pessoas que aguardam ansiosamente por um transplante e, consequentemente, por uma qualidade de vida melhor.

Lembrando que num post anterior eu adicionei a figura abaixo que mostra os órgãos com suas localizações e também a pele que pode ser doada.

Quem tiver interesse em ser doador, deverá se informar sobre o assunto (prós e contras) e também conversar com a sua família. Não vamos deixar que a falta de informação e o preconceito sejam fatores que impeçam que a doação seja feita, impedindo que muitas pessoas venham a ter uma qualidade de vida melhor.


Quantas crianças, jovens e idosos sofrem com um órgão que não funciona direito ou mesmo deixou de funcionar, quantas pessoas não enxergam e um par de córneas possibilitaria a elas desfrutar de todas as cores do mundo, quantas pessoas precisam e sonham com uma vida mais saudável.


Comentários