Baxter: confiabilidade e pontualidade

No início de cada mês recebo todo o material que necessito para fazer o meu tratamento de diálise peritoneal.

O caminhão fretado pela Baxter que chega até o meu endereço é grande, também não é para menos, só aqui em casa o pessoal entrega praticamente uns 400 kg! Isso mesmo, só as bolsas com a solução para diálise pesam isso!  Sem contar as caixas com suprimentos que são mais leves! São as caixas que veem com cassete, dreno, presilhas, tampas do cateter, máscaras e esparadrapo “transpore”.

A Baxter entrega a mercadoria sempre no prazo certo, afinal são medicamentos que o cliente não poderia ficar sem. Tenho gostado do serviço da Baxter. Certa vez, já era noite quando comecei a fazer os preparativos da diálise e fiquei com uma dúvida no procedimento. A solução foi ligar no 0800 da Baxter e o atendimento foi feito com precisão.  Nota 10!

Antes de iniciar a diálise, eu ficava pensando  em como acondicionar todas essas caixas. Indicaram-me fazer um “pallet” reforçado. Onde eu colocaria esse “pallet”? Aí surgiu uma ideia melhor. Eu tenho uma cama antiga em outro quarto,  muito reforçada e poderia usá-la, bastando retirar o colchão.  Deu certo. Tiramos o colchão e ficou somente a cama com o estrado. Assim as caixas não ficam próximas do piso e não existe problema de umidade. Perfeito!



Recebo 20 caixas de solução dialítica. Cada caixa contém 3 bolsas de 6 litros (na minha prescrição médica). Eu uso 2 bolsas por noite. Sempre temos uma reserva técnica, caso haja algum problema com a bolsa ou com a próxima entrega.  Felizmente nunca houve atraso.  A Baxter contrata empresas idôneas para realizar essas entregas,
Todo esse material deve ficar armazenado em um ambiente limpo, onde não haja umidade e que também não receba sol direto. Como no meu caso o estoque fica numa cama, é fácil manter a higiene do local.

Todas as caixas veem com o meu nome, endereço e outros dados, como a dosagem prescrita, que é o mais importante.  De acordo com os resultados dos mais de 20 exames de sangue que tenho que fazer todo mês, a médica que me acompanha mantém ou altera as dosagens de cálcio ou glicose da solução dialítica. A enfermeira da Unidade Dialítica, por sua vez, passa imediatamente a nova prescrição para a Baxter, se for o caso.
Na chegada  da minha remessa tenho sempre que conferir se as caixas são as minhas, se estão de acordo com o que foi prescrito e se não estão avariadas, caso contrário não devo recebê-las.  


E depois que termino uma caixa, duas caixas, três... Haja caixas!  Aí entra novamente o maridão! Ele desmonta as caixas vazias, faz um feixe e tudo vai para reciclagem. Nós até usamos algumas para organizar o quartinho de despejo da nossa casa. Sabe aquele quartinho aonde a gente vai guardando de tudo? Essas caixas são excelentes!

Comentários

  1. Hélia, você consegue mensurar o gasto mensal com o tratamento? Como você conseguiu a máquina? Você tem ajuda do governo para ajudar no seu tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia. O tratamento para Insuficiência Renal Crônica (hemodiálise ou diálise peritoneal), por Lei Federal, é inteiramente pago pelo SUS. No caso de você ter um Plano de Saúde, o SUS cobre todas as despesas e as transfere para o Plano, que é o meu caso.
      Provavelmente o médico que está tratando do seu pai fará o encaminhamento para o Centro de Diálise mais próximo, fazendo a recomendação para que a diálise seja peritoneal. Nesse Centro de Diálise o seu pai e o familiar que auxiliará no acompanhamento do tratamento receberão todo o treinamento em várias aulas. Quanto à máquina existem duas marcas: Baxter (que é uma multinacional americana) e a Fresenius (que é alemã). Ambas tem o mesmo princípio de funcionamento. Os Centros Dialíticos adotam ora uma, ora outra ou ambas as marcas. A máquina é fornecida gratuitamente por empréstimo e as bolsas com o soro dialítico prescrito são fornecidas uma vez por mês. A fornecedora da máquina cobra apenas pelas bolsas de soro e acessórios descartáveis. No meu caso, a nota fiscal da Baxter que acompanha cada entrega mensal gira em torno de R$ 2.400,00 (pagos pelo SUS e transferidos para o Plano de Saúde). Dependendo do caso do paciente são prescritos outros medicamentos de alto custo, mas estes são fornecidos gratuitamente pelo governo.
      Lívia, no meu perfil no blog você encontrará o meu endereço de e-mail. Caso queira, não hesite em entrar em contato a fim de estreitarmos mais o nosso relacionamento.
      Um abraço

      Excluir
    2. Muito obrigada Helia, muito mesmo! Recebemos a notícia ontem, então só penso nisso! Semana que vem iremos conversar com a nefro de meu pai e ela com certeza explicará todos os pormenores. Quero divulgar seu blog para o maior número de pessoas que eu conheço. A propósito, posso passar para a nefrologista? Vou me comunicar por email sim, é mais fácil, mas muito obrigada por tudo! É um prazer para mim conhecer você e acompanhar sua história. Sinta-se ligada à nós nessa corrente, com todas as boas vibrações possíveis! Abraço!

      Excluir
  2. Bom dia! Tudo bem por aí? Será que você pode informar as medidas destas caixas que a Baxter manda para você? Vou começar a diálise e estou tentando me organizar para receber tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Nesta postagem deverá ter as informações que você deseja. https://vivendoadialiseperitoneal.blogspot.com/2017/11/dialise-peritoneal-dicas-sobre-o.html

      Excluir

Postar um comentário