Sistema urinário

Doenças renais, diálise peritoneal, hemodiálise, transplante renal... mas você sabe  como seus rins funcionam ou param de funcionar?


Temos dois rins, um de cada lado da coluna, o direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Nossos rins estão localizados na região posterior do abdômen, atrás do peritônio.

Nosso rim tem o formato de um grão de feijão e mede praticamente o tamanho do nosso punho fechado.

 O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

O sangue chega aos rins através das artérias renais. As artérias renais originam-se na artéria aorta abdominal. Após circular pelos rins, o sangue retorna à veia cava abdominal através das veias renais.

Os rins recebem cerca de 1,2 litros de sangue por minuto, ou seja, cerca de um quarto do sangue bombeado pelo coração.

Os rins filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora, deste modo o sangue que chega aos rins através da artéria renal volta limpo ao coração. Tudo isso para limpar as toxinas do nosso corpo, que são eliminadas através da urina. Por essa razão os nossos rins são órgãos vitais!

Nossos rins trabalham como um filtro. Imagine um filtro de café: se ele estiver furado, o pó de café passará sem ser coado. No caso dos rins, esse pó representaria nossas proteínas, que não deveriam ser eliminadas.

Agora, imagine um filtro de café que esteja com os furinhos entupidos. A água e o pó ficarão no coador. No caso dos rins, eles não deixariam passar as toxinas que deveriam ser eliminadas. E no momento  em que a água deixar de passar, a pessoa para de urinar e as toxinas vão se acumulando no organismo.

Quando os rins não conseguem mais expelir as toxinas e elas começam a se acumular no organismo temos a uremia, que é uma alta concentração de ureia no sangue.

Duas toxinas são usadas para avaliar a gravidade dos nossos rins: a ureia e a creatinina. 

São dois exames que seu médico sempre deverá pedir para saber como andam seus rins!

Comentários