Como é viver precisando fazer diálise peritoneal

No momento em que soube que eu teria que iniciar a diálise peritoneal, fiquei preocupada com uma coisa que é muito importante pra mim. Será que eu poderia ter contato com as minhas cachorras? Jamais eu ficaria longe delas!

Ellen, Kika e Luna

O problema de cães, gatos ou outro animal doméstico é o pelo, as pulgas, os carrapatos e também as bactérias que são transmitidas por eles, por isso não podemos ter animais dentro de casa e menos ainda no nosso quarto, na nossa cama... Somente no quintal!

Tem coisa mais gostosa do que ter um animal de estimação? Tem. Ter vários!! Amo!!!

Mais uma vez meu marido entrou em ação. Ele se perguntava como eu poderia brincar com as cachorras sem machucar o meu cateter (que está colocado próximo ao umbigo). É exatamente o local predileto dos cães para apoiarem ou pularem com as suas patinhas. Aí ele teve uma excelente ideia. Equipamento de Proteção Individual (EPI). Cinto ergonômico bem reforçado. Deu certo! Posso brincar com elas sem problemas! Segue abaixo uma foto.



E não é somente brincar com as minhas cachorras, eu também dou banho nelas (com o cinto ergonômico e um avental grande de plástico). Adoro dar banho nelas e elas também gostam, afinal é mais um carinho que elas ganham!

Pensava também como seria a minha vida... Pessoal, é vida normal!!

Eu faço de tudo que gosto. Adoro também as minhas plantinhas, é tão desestressante mexer com plantas! Adoro cozinhar e inventar comidinhas gostosas.

Em casa tem uma linda jabuticabeira, não deixo por menos, colho as frutas, preparo geleias, bolos, sucos e vou inventando...  Também dirijo o nosso carro para todo lado. Vou ao supermercado e dirijo na rodovia nas viagens curtas que podemos fazer.
Viagens curtas porque para uma viagem mais longa eu teria que levar todo o material de diálise que não é pouco!

A única coisa chata é determinar um horário cedo pra iniciar a diálise para ter tempo de preparar o ambiente. Quanto mais cedo eu fizer, mais cedo eu termino. Se eu iniciar a minha diálise (que hoje eu estou fazendo com duração de 10 horas, fora o preparo) à meia-noite, ela só irá terminar a terapia às 10 horas da manhã. Eu não gosto, porque praticamente já estamos na hora do almoço.

E tem também o meu netinho de 12 anos, que mora perto de casa e adora passar parte do dia conosco.  Ele é meu companheirinho de todos os dias. Brincamos, estudamos e trocamos ideias. É um garoto superinteligente.   Às sextas-feiras ele vem direto do colégio para a nossa casa. Dorme aqui.  Tem o quarto dele, mas faz questão de assistir televisão em nosso quarto à noite.

Eu gosto de acordar cedo, fazer minha higiene, tomar meu café e ir cuidar das minhas cachorras. Então... pra eu terminar às 10h da manhã, não dá!

A minha diálise já virou uma rotina e fazemos tudo automaticamente, mas sem descuidar nem um pouco da higiene.  Por volta das 20 horas já começamos, eu e o meu marido, a nos preparar e preparar tudo.  Às 21 horas, mais ou menos, a diálise começa.

Quase tudo na vida tem solução, a gente tem que ser criativo e dançar conforme a música! E se possível, continuar a fazer o que gostamos!



Comentários

  1. Que lindooooooo! Aos poucos vou vendo todas as postagens e me animando!

    ResponderExcluir
  2. Como està indo atualmente a sua diàlise? Vou iniciar a minha em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Minha diálise está bem, obrigada! Com o tempo a gente vai se acostumando e percebendo que é o melhor para nós, pacientes renais crônicos.
      Fico feliz por você ter optado pela diálise peritoneal. Você vai perceber melhoras em seu quadro clínico rapidinho.
      Faça todo o seu procedimento com muito amor e carinho. O tratamento é para você, e você tem que se sentir a pessoa mais importante. Se cuidar muito. Não deixe a peteca cair e você vai ver que tudo dará certo!
      Um beijo e boa terapia!!

      Excluir

Postar um comentário