Insuficiência Renal Crônica



- Chegou a hora, seus rins estão parando, meu médico disse. Daí em diante começaram as dúvidas. É claro, que somente quando chega a hora, que não tem mais jeito, é que a gente começa a se perguntar como tudo funciona. É diferente de quando você sabe que precisa fazer mas ainda não está na hora. 

Chegou a hora de fazer a diálise peritoneal! Vamos lá!

Afinal, o que é diálise peritoneal?

Quando falo em diálise peritoneal, percebo que as pessoas não sabem o que é, e também, ficam sem jeito para perguntar.

A diálise peritoneal é um procedimento realizado na residência do paciente com IRC (insuficiência renal crônica) ou, às vezes, na aguda. É a única alternativa (lembrando que existe a hemodiálise) para o paciente aguardar por um transplante renal. É a sua chance de sobrevivência!  No meu caso específico, a hemodiálise não poderia ser feita. Explico o porquê: também sou portadora de um aneurisma num ponto do cérebro que, infelizmente, é inoperável. E como durante o procedimento de hemodiálise o paciente deve receber uma dosagem alta de heparina (um medicamento anticoagulante), isso poderia atuar em meu aneurisma e me levar à morte.

Para poder fazer a diálise peritoneal, em primeiro lugar é necessário fazer uma pequena cirurgia para o implante de um cateter de Tenckhoff. É através deste cateter, que ficará permanentemente no peritônio, que a solução de diálise é infundida, permanecendo por um determinado tempo na cavidade peritoneal, sendo, depois, drenada.  Como o peritônio está em contato com uma rede de vasos e artérias que envolvem nossos órgãos abdominais, a solução infundida, através de um processo de osmose, entra em contato com o sangue e retira dele as substâncias que estão acumuladas no sangue como ureia, creatinina e potássio, bem como o excesso de líquido que não está sendo eliminado pelos rins.

O meu problema renal é genético - herança familiar - Doença Renal Policística. Como o nome diz, tenho cistos em ambos os rins, . Não há cura.  A diálise é, portanto, um meio de sobrevida enquanto espero por um transplante renal. Para entrar na "fila" do transplante, necessariamente o paciente deve ter iniciado a diálise ou hemodiálise,

Estou na fila de espera por um rim de alguém que vier a falecer e a família decidir doar. Lembrando que doação é um ato de amor por outro ser humano, sem cobranças de qualquer tipo. 

A espera de um órgão ...depende...pode demorar anos. O que é fundamental é a compatibilidade, é isso que conta e não o tamanho da fila.

Eu levo numa boa e tenho meu marido como meu apoio, meu suporte para superar essa etapa. Ele é maravilhoso!

Eu faço a diálise peritoneal automatizada (DPA), que explicarei no próximo post.

Resultado de imagem para dialise peritoneal

Comentários