Diálise Peritoneal Automatizada - DPA

Hoje vou explicar como funciona a diálise peritoneal automatizada.

A DPA (diálise peritoneal automatizada) consiste na infusão e na drenagem da solução de diálise da cavidade peritoneal com o auxílio de uma máquina chamada cicladora. Ela realiza periodicamente a troca da solução de diálise enquanto o paciente dorme. O processo é automático. Normalmente a solução de diálise é trocada em 3 a 5 ciclos durante a noite e tem um tempo total de 8 ou mais horas. Cada ciclo compreende três fases: a) infusão da solução; b) permanência da infusão no peritônio e c) drenagem da solução.

A quantidade de ciclos bem como a quantidade de solução dialítica infundida dependerá da prescrição médica e da programação da máquina por enfermeiro especializado.

Antes de qualquer coisa, eu e meu marido tivemos que fazer um treinamento com a enfermeira do Centro de Diálise durante nove dias. Como poderíamos saber como funcionava a cicladora com todos os seus acessórios sem ter uma enfermeira ao nosso lado para nos explicar? Com certeza, só fazendo esse treinamento. Durante a noite, na diálise,  seríamos somente nós dois!

Não foi somente aprender como funcionava a cicladora, mas também tivemos que aprender muito sobre higiene, inclusive como as nossas mãos devem ser lavadas. Usamos sabonete líquido e toalha de papel para as mãos.

Alguns cuidados essenciais devem ser tomados, além da higiene pessoal:

1.    Manter as unhas sempre curtas e limpas.

2.    Retirar anéis, alianças, pulseiras, colares, brincos e relógios.

3.    Se usar esmalte, nunca o deixe descascado, pois esses pontos são de fácil contaminação por micróbios.

4.    Retirar cortinas, quadros e adornos das paredes. Tudo o que possa acumular poeira.

5.    Desligar o ventilador (ou o ar condicionado) e fechar a porta do quarto durante a preparação para a diálise.

6.    Usar máscaras cirúrgicas na etapa em que se conecta o cateter do paciente à linha da máquina.

Tivemos que dar uma reformulada no nosso quarto. Retiramos tudo que pudesse acumular poeira. O quarto deve ser mantido sempre limpo. Parte de outro cômodo da casa teve que ser reservado para estocar as caixas com as bolsas de solução e as caixas com os acessórios enviados mensalmente pela Baxter, além de todo o material de higiene e limpeza destinado unicamente ao processo de diálise.

O paciente deverá ter uma rotina diária para executar o procedimento. Sim, a diálise peritoneal é executada todas as noites e você será o responsável pela execução. Será responsável pelo sucesso ou não de sua diálise. A duração é de oito horas ou mais, ou seja, se você começar o ciclo às 22h terminará às 6h da manhã.

Você deverá ter atenção com o tempo uma vez que antes de iniciar a diálise seu quarto deverá estar limpo. Veja quanto tempo você gasta para tomar banho, separar todo o material: bolsa com soro dialítico, cassete, dreno, presilhas e cap (tampa do cateter), que deverá ser trocado todas as manhãs após o término da terapia. Limpar todo o material conforme o seu treinamento com a enfermeira do Centro de Diálise.

Após a limpeza e a higienização das mãos estaremos prontos para iniciar o tratamento.
No meu caso, que o meu marido me auxilia todas as noites, fazemos assim: por volta das 20h30 (cedo né?) ele lava muito bem as mãos e coloca todo o material em nossa cama. Eu uso duas bolsas de seis litros cada (são pesadas). Enquanto isso, eu tomo o meu banho. Após, é a minha vez de limpar (conforme treinamento) todo o material que já está separado sobre a cama e a vez dele tomar banho.

Ao terminar, tomo todos os meus medicamentos, lavo as mãos novamente (!) e estamos prontos para iniciar a terapia.

Levamos por volta de uma hora e meia para eu estar conectada à cicladora.

Agora eu leio um livro, faço palavras cruzadas ou assisto TV ou um filme em DVD, até pegar no sono.

No próximo post, vou explicar como funciona a cicladora.


Comentários

  1. Hélia, você tem animais de estimação em casa? Recebeu alguma recomendação sobre isso? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia!
      Temos três cachorras (que até aparecem na minha postagem do dia 17/12/2015 - "Como é viver fazendo diálise peritoneal"). A recomendação é que elas não devem conviver dentro de casa. A diálise peritoneal exige um rigor absoluto em termos de higiene, visto que o cateter é uma porta aberta para o interior do organismo do paciente.

      Excluir

Postar um comentário