Cuidados especiais, medicamentos e dieta

Algumas informações que fui aprendendo no caminho:

Cuidados especiais

O melhor conselho que posso dar é você cuidar muito bem da sua higiene pessoal, da sua casa, de seus animais de estimação (que não poderão ficar em seu quarto!!)

Tome todas as precauções ao manipular os materiais na hora de se preparar para a diálise.
O maior problema que a falta de higiene pode causar é a peritonite, ou seja, inflamação no peritônio.

Medicamentos importantes

Eritropoietina:Os rins produzem um hormônio chamado eritropoietina, que é responsável por estimular a medula óssea a produzir hemácias (glóbulos vermelhos).

Quando a função renal fica comprometida como em fases avançadas da insuficiência renal crônica, há uma queda na produção de eritropoietina, fazendo com que o paciente desenvolva anemia.

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente como “tutano”, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Ela é indicada no tratamento da anemia associada à insuficiência renal crônica, incluindo os pacientes em diálise. Visa elevar ou manter o nível de hemácias no sangue (expresso pelo nível de hematócrito ou de hemoglobina).

Calcitriol: É a forma ativa da vitamina D, sendo utilizado no tratamento de pacientes com dificuldades em manter níveis estáveis dessa vitamina no organismo, como no caso de disfunções renais e problemas hormonais.

Renagel:  Medicamento importado indicado para o controle do fósforo no sangue de pacientes com doença renal crônica sob diálise. Em pacientes sob diálise, Renagel reduz a incidência de excesso de cálcio no sangue comparado ao tratamento com cálcio para o controle de fósforo.

O seu médico prescreverá os remédios que você precisará tomar de acordo com a sua condição física e os resultados dos seus exames de sangue.

Dieta

A alimentação no tratamento de pacientes com insuficiência renal determina condições para manter ou melhorar a condição nutricional do paciente.

Quando os rins param de funcionar, há necessidade de modificarmos a nossa dieta. Devemos controlar a quantidade de proteína, sódio, potássio, cálcio e fósforo ingerido para manter o equilíbrio do organismo.

No caso do paciente com insuficiência renal não se deve usar muito sal na preparação dos alimentos e nem colocar mais sal quando a comida estiver pronta. Temos que manter nossa pressão arterial normal.

Nem pensar em alimentos industrializados como molhos prontos, pratos prontos tipo lasanha e outros, miojo, sazon, aji-no-moto, glutamato monossódico, frios embutidos e refrigerantes. Todos esses alimentos contém muito sódio e fósforo que, no seu excesso no sangue, pode causar coceiras, dores e fraquezas nos ossos, endurecimento dos vasos sanguíneos, coração e pulmões.

Não coma nunca a fruta carambola, pois ela pode ter um efeito tóxico ao organismo para pacientes com insuficiência renal. Esse efeito é causado por uma toxina da fruta que não é filtrada pelos rins. Como os rins de pacientes com doença renal crônica não filtram adequadamente, ocorre um acúmulo dessa substância no organismo, o que pode desencadear crises de soluço, vômitos, convulsões ou até mesmo o óbito.


O nutricionista lhe dará uma dieta correta para o seu caso.

Comentários